arrow_backVoltar

TikTok x Trump

EUA planejam impedir downloads do app e do WeChat

18.09.20

A partir deste domingo, 20, downloads do TikTok e do WeChat podem não ser mais permitidos nos EUA. A informação é da Reuters. O Departamento de Comércio estaria planejando emitir uma ordem nesta sexta-feira, 18, para impedir que a população do país baixe os dois aplicativos, que têm origem chinesa.

A Reuters afirma ter confirmado a notícia com três autoridades do governo de Donald Trump, que acusa as empresas chinesas de fazerem espionagem, atentando contra a privacidade dos usuários americanos. De acordo com a agência, a proibição de novos downloads do TikTok pode ser rescindida pelo presidente antes de entrar em vigor na noite de domingo, se a ByteDance, dona do app de vídeos, fechar o acordo com a Oracle e um grupo de investidores, que está para ser anunciado desde o início da semana (leia mais aqui).

As negociações entre a ByteDance e a Oracle Corp podem culminar em uma nova empresa, a TikTok Global, que visa atender às preocupações dos Estados Unidos sobre a segurança dos dados de seus usuários. A parceria que está sendo costurada ainda necessita da aprovação de Trump.

O governo norte-americano tem intensificado esforços para eliminar aplicativos chineses "não confiáveis" das redes digitais no país. A administração Trump chamou de “ameaças significativas" tanto o TikTok - que tem 100 milhões de usuários no país - quanto o WeChat – com 19 milhões de usuários ativos diários nos EUA, segundo dados de agosto.

TikTok x Trump

/