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Google retoma show do YouTube e cria cidade virtual
A temporada 2020 da Black Friday será sem igual, nos moldes do que está sendo este ano. A data já vem sendo considerada como a maior a acontecer no Brasil. O Ebit aponta que surgiram 7,3 milhões de novos e-shoppers no primeiro semestre, aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas é importante ter em mente que o comportamento do consumidor não é o mesmo das datas anteriores.
Esses são alguns destaques apresentados pelo Google nesta terça-feira, 06, ao abrir a temporada 2020 da Black Friday. A companhia elencou tendências, lançou site exclusivo para a ocasião junto com a Cidade Black Friday – que reúne e explica as ferramentas de que dispõe para oferecer às marcas – e anunciou que o YouTube irá realizar a segunda edição do Show da Black Friday, que mistura live commerce e entretenimento. No ano passado, o evento foi comandado por Felipe Neto, um dos sócios da Play9, envolvida no projeto.
Outro dado do Google, este resultado de pesquisa encomendada para a Ipsos, indicou que 57% dos brasileiros fazem mais compras online agora do que antes da pandemia. Quem já estava habituado ao e-commerce aumentou a frequência das compras e tem maior abertura a experimentar novas categorias, marcas e varejistas. Segundo o levantamento, 80% desses consumidores dizem que sua forma de comprar ainda está alterada devido à pandemia.
“Uma nova relação com o digital, somada às mudanças de comportamento e o cenário atual, fizeram o consumidor mais consciente de suas prioridades e mais planejado. Para ele, a Black Friday de 2020 será menos sobre comprar somente o que está com um super-desconto e mais sobre fazer bons negócios”, afirmou Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil.
Para marcas e varejistas, a Black Friday 2020 – que será em 27 de novembro – não será um momento apenas para queima de estoque, explicou. A data será importante como oportunidade para lançar produtos, serviços e formas de se diferenciarem e conquistarem novos clientes.
Já começou
Um número mostrado pelo Google revelou que os consumidores intensificaram muito suas buscas para fazer compras – e isso bem antes da aguardada data. Em 2019, a semana da Black Friday foi o pico de buscas para 72% das macro categorias do varejo. Neste ano, entre 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pela companhia já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday de 2019.
Esse crescimento se divide em três tendências:
- Categorias como Móveis e Decoração, que anualmente registrava o pico histórico de buscas no Google na Black Friday, se encontram num patamar acima - 22% e 51% respectivamente - do registrado na última edição do evento;
- Produtos tradicionais da temporada de compras, TV e Vídeo, Telefonia e Eletrodomésticos estão num patamar de buscas muito acima do registrado antes da pandemia, ainda que abaixo do pico da Black Friday 2019;
- Alimentos e Bebidas, que não registravam picos na data, estão num novo patamar de buscas, 40% e 23% respectivamente acima da Black Friday passada.
Cidade Black Friday, Google Shopping
Diante da acirrada concorrência que virá, é bom que as marcas se preparem com antecedência para a data. O Google apresentou suas ferramentas em um site especial. No endereço temporadablackfriday.com.br, os interessados podem visitar a Cidade Black Friday, em que cada parte representa um objetivo de marketing. Da quarta-feira 07 até a sexta-feira 09 serão oferecidas palestras para orientar empresas com temas como Decisões de Consumo e Exposição de Marca.
Outra novidade passa a valer a partir da segunda quinzena de outubro, quando será oferecida no Brasil a listagem gratuita de produtos na aba do Google Shopping. O recurso já havia sido disponibilizado nos EUA em abril. Ou seja, quando um consumidor procurar um produto específico, os resultados da busca exibidos na aba Google Shopping serão, em sua maioria, listagens gratuitas.
Até então, se um e-commerce quisesse mostrar seus produtos no Google Shopping, era preciso fazer o upload das informações por meio da plataforma Merchant Center. E, depois, era necessário veicular campanhas publicitárias pelo Google Ads. Com a mudança, empresas de todos os tamanhos poderão se conectar, sem custo, com milhões de brasileiros que acionam o Google para encontrar produtos. A central de ajuda do Google traz mais detalhes sobre como participar da listagem de produtos não paga.
Show da Black Friday
O YouTube voltará a ser palco do Show da Black Friday, iniciativa que reúne marcas e criadores em formato de live commerce, com ofertas sendo transmitidas continuamente. O evento conta com a participação de alguns dos maiores youtubers do Brasil.
A parceria com a Play9 e Dia Estúdio se repete. Em breve, serão anunciadas as marcas e os youtubers que estarão no show deste ano. O evento terá quatro horas de duração e será realizado em moldes que levam em consideração a pandemia.
Na primeira edição, a transmissão no YouTube registrou 5 milhões de espectadores únicos, batendo, então, o recorde de maior transmissão ao vivo de entretenimento da plataforma no Brasil. A live teve a participação de 10 canais e 18 youtubers e alcançou um pico de 543 mil visualizações simultâneas (reveja aqui).
Live e entretenimento
Em agosto, a Globo apresentou um amplo projeto comercial e multisserviço para a data. Chamado “Muito Além da Black Friday”, ele vale para todo o mês de novembro, com pico na semana da Black Friday. As entregas se estendem a todas as plataformas da Globo, reunindo mais de 90 milhões de usuários.
Foram disponibilizados diversos formatos para atender às demandas dos anunciantes. O projeto vislumbra a possibilidade de se recorrer a um pool de talentos da empresa. Influenciadores digitais também podem participar (leia mais aqui).
Amazon se prepara com Prime Day
Companhia que mundialmente se destaca na data, a Amazon no Brasil preparou no ano passado o Esquenta Black Friday, antecipando novidades quase duas semanas antes do período de promoções. Na semana da Black Friday, as ofertas se estenderam até 1º de dezembro.
Mas a temporada de descontos para a empresa vai começar com outra data, esta da própria Amazon. Pela primeira vez no país, será realizado o Prime Day, evento que combina compras e entretenimento para membros do Prime. Com isso, a companhia fará a maior oferta de itens com desconto do que qualquer outra edição global. Serão 48 horas de promoções envolvendo mais de um milhão de itens no mundo.
“Durante o Prime Day, ofereceremos aqui mais de 15 mil promoções de produtos e marcas em mais de 30 categorias”, declarou Alex Szapiro, Country Manager da Amazon no Brasil.