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Casas Bahia lança clipe “Ela tá podendo” e Pontofrio vai de pinguins
Já vem sendo dito que a Black Friday deste ano será a maior de todas já realizadas no Brasil. As expectativas estão grandes para a data, que será no dia 27 de novembro, mas que já começou para algumas marcas, agências e plataformas. Casas Bahia e Pontofrio lançam nesta sexta-feira, 23, campanhas da Black Friday desenvolvidas pela VMLY&R em parceria com o marketing da Via Varejo, YouTube e Kondzilla.
O mote da comunicação de Casas Bahia é “A maior tá melhor ainda”. A varejista aponta que sua ação do ano passado foi a campanha de Black Friday mais lembrada em 2019, segundo levantamento das empresas Blend New Research e Shopper Experience. Para esta edição, o conceito “A Black do Brasil” dá mais força à música “Ela tá Podendo”, lançada no ano passado por Maiara e Maraísa.
Alinhada ao novo posicionamento da marca, que busca entender o Brasil e o brasileiro como nenhuma outra, a estratégia trouxe para a campanha MC Kekel e o sambista Mumuzinho, reunindo os dois artistas à dupla para remeter a alguns dos ritmos mais amados pela população: sertanejo, funk e samba. Juntos, esses ritmos somam mais de 80% do consumo de música no país.
O canal Kondzilla se envolveu com a produção e distribuição da música, clipe e filmes. A parceria acontece via Creators Connect, solução do Google que amplia a atuação das marcas no YouTube, usando a relação dos criadores com as suas audiências para que a mensagem seja transmitida de forma mais íntima e conectada com o público.
Além do clipe – uma novidade em relação ao ano passado -, “Ela tá Podendo” ganha distribuição como música de trabalho dos artistas em rádios e plataformas de streaming. A letra da canção é uma cocriação de diversos artistas.
O garoto propaganda da marca, Fabiano Augusto, e o CB – mais novo representante e porta-voz da Casas Bahia (leia aqui sobre a nova versão do personagem-símbolo da rede) – também farão parte da campanha.
“Esse ano estamos trazendo mais grandiosidade e diversidade para a campanha. O desafio foi reunir os três ritmos mais populares escutados pelos brasileiros em uma única música. Estamos confiantes que teremos um hit”, afirmou, em comunicado, Cristian Santoro, ECD da VMLY&R.
Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo, contou que a versão turbinada da canção aposta na pluralidade e na popularidade dos artistas escolhidos. “Serão 40 dias de campanha e a ideia é que, no período, sejam anunciadas ofertas e vantagens para o cliente, como frete grátis e entrega muito rápida. No total teremos oito tipos de filmes com interação entre o Fabiano Augusto, o CB e os artistas”, explicou.
Outras ações contarão com influenciadores. No total, a produção da campanha envolveu o trabalho de 150 pessoas. A Casas Bahia informa que tudo, do briefing até a entrega, foi feito em apenas 20 dias. A gravação foi feita seguindo protocolos de segurança. As pessoas que estiveram no set de gravação foram testadas para covid-19.
Os pinguins do Pontofrio
Para a estratégia da Black Friday 2020, o Pontofrio recorre, mais uma vez, aos “Pinguins de Madagascar”, personagens que entraram na campanha do ano passado. Com tom bem humorado, a comunicação traz como tema “A missão pra você se dar bem”. Os pinguins vão ajudar os consumidores a aproveitarem as melhores ofertas e oportunidades na data.
“Os Pinguins também fizeram muito sucesso no ano passado e têm uma grande identificação com a marca, pela irreverência. São eles que destacarão as ofertas e todos os benefícios que o Pontofrio irá oferecer em todos os seus canais de vendas para os clientes antes mesmo da Black Friday”, reforçou Ilca.