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Clube Insights

Leonardo Nogueira (Globo): marcas e conteúdo + próximos

26.10.20

Diretor artístico da Globo com mais de 20 de anos de carreira, Leonardo Nogueira tem diversas novelas e outras produções da área de teledramaturgia em seu currículo, seja como diretor geral ou integrante da equipe de diretores. Entre esses títulos estão “Em Família”, “Caminho das Índias”, "Aquarela do Brasil", "Os Maias", "Cabocla", "América", "Páginas da Vida", "Viver a Vida", "Salve Jorge", "Sol Nascente", "O Tempo Não Para" e "Filhas de Eva".

Convidado do Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, ele foi entrevistado sobre liderança, diversidade, dramaturgia, conteúdo, marcas, colaboração, plataformas digitais, entre outros temas, por um time formado por Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas, Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, e Zico Farina, lead creator da Suno United Creators.

O tema que abriu a live – que aconteceu no Zoom e está disponível no nosso canal no YouTube – foi liderança e diversidade. Andrea perguntou como os líderes podem provocar mudanças internas para ampliar a diversidade em suas empresas, em seus times. Leonardo respondeu que esse trabalho vem sendo feito. Movimentos estão sendo apresentados e isso precisa ser estimulado, respondeu. “Temos diretoras incríveis”, acrescentou, explicando que há desde as que já estão ganhando prêmios a quem está começando. Entre os nomes estão Joana Jabace, Patrícia Pedrosa, Amora Mautner, Maria de Médicis e Denise Saraceni.

A rotina de um diretor de novelas veio na sequência, após pergunta de Marcelo. Com a pandemia, os processos foram antecipados, contou Leonardo. O diretor já está, por exemplo, discutindo um projeto cuja estreia está prevista para outubro de 2022.Mas isso não quer dizer que a gente não consiga colocar de pé um projeto em menos de seis meses”, disse.

Ele explicou que um dos primeiros passos é a conceituação, a base do que o diretor vai imprimir na novela, buscando referências para o target em questão. “Quando se faz uma novela, você tem a obrigação de entender o que é aquela audiência. Não é simplesmente contar e colocar no ar”, afirmou. No apoio, há grupos de pesquisa para ajudar a nortear o trabalho. Não se trata simplesmente de se fazer um produto segundo seu gosto pessoal. O importante é entregar o conteúdo que se conecte com a audiência – essa é a responsabilidade do diretor.

Monta-se o time de atores, escala-se elenco, quantas vezes forem necessárias. “Os nomes que a gente sonha nem sempre temos como colocar. Temos de compartilhar os nomes contratados, os nomes que estão no mercado. Você monta uma família para contar uma história, comparou.

Quando se começa a gravar, tudo o que foi projetado um ano e pouco atrás tem de dar certo. O diretor tem também de fazer a gestão do orçamento recebido. Quando acontece a estreia da novela, é uma nova vida. É preciso, afinal, tocar um avião em um voo longo. O diretor fica ligado o tempo inteiro na audiência e conta com alguns termômetros como o Twitter. “Dentro dessa odisseia, todo dia há uma novidade. Numa novela, você ganha algumas vidas de experiência porque é um processo muito intenso. Não é só criatividade. É liderança. É cair no gosto das pessoas. É ter reflexos apurados para mexer no voo, que nem sempre é de cruzeiro. Mas é viciante porque isso mexe com sua adrenalina o tempo inteiro, resumiu.

Rede social e reação do público fizeram parte de um questionamento de Zico sobre como os diretores lidam com comentários negativos e até com haters quando assuntos mais delicados ou bandeiras são abordados nas tramas. Leonardo afirmou que certos temas entram na história, mas há momentos em que a empresa precisa dar respostas – e, eventualmente, até apresentar pedidos de desculpas. Durante a produção, há gente escalada para acompanhar as reações nas redes sociais. Segundo ele, a empresa não pode se omitir, se confrontada com algo relevante que foi levantado pelo público. E é preciso ser ágil.

Um dos assuntos que permeou a live foi o desejo de proximidade entre as marcas e o conteúdo, já que o processo de desenvolvimento de uma novela leva um tempo considerável, o que daria para mais projetos serem criados unindo as duas partes. “A publicidade e a dramaturgia estão construindo um grande namoro”, declarou Leonardo, sinalizando a disposição da emissora em fazer projetos diferenciados acontecerem.

O diretor lembrou que as mudanças pelas quais vem passando o grupo também colocam o time como produtor de conteúdo para distintas plataformas, da TV aberta ao streaming, inclusive para parceiros internacionais. Há anos, nas reuniões da produção de uma novela, há uma pessoa responsável pelo merchandising. Mas isso acontece quando o título já está no ar. E, nessa fase, o ritmo de produção é muito rápido. “A gente não sai para produzir sem ter pelo menos 42 capítulos na mão”, revelou.

Segundo Leonardo, a relação da equipe com o mercado publicitário se dava de forma mais distante. Os diretores não conheciam os criativos das agências, e também os criativos não sabiam quem eram os diretores. Isso vem mudando. Na visão dele, tanto a agência quanto o anunciante podem trabalhar com o time da novela na fase de pré-produção. Desse modo, haverá uma gama infinita de possibilidades, com profissionais de um lado oferecendo ideias e, do lado da TV, equipes desejando trabalhar com essas pessoas.

Vocês vão agregar muito em nosso processo de criação”, comentou. “Por que não fazer uma operação casada, direcionada, coordenada? E não essa coisa desenfreada que há anos vem acontecendo. Acho que, agora, mais do que nunca, um está precisando do outro. E as cabeças estão abertas”, emendou.

Tudo isso e muito mais podem ser conferidos na íntegra da entrevista no vídeo abaixo e também disponível no TVClubedeCriação. Não perca. Inscreva-se no canal e assista. Leia anterior sobre Leonardo Nogueira aqui.

Prepare sua agenda

Clube Insights prevê 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade.

O próximo encontro será nesta quarta-feira, 28, às 19h, com a AKQA, com a live I want my MTV”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Para saber mais sobre o painel, acesse aqui.

Saiba sobre os próximos convidados na landing page do projeto.

E veja como foram as lives anteriores com:
Fabio Fernandes.
Carlos Bayala.
Washington Olivetto.
Javier Campopiano.
Dedé Laurentino .
Susan Hoffman.
Marcello Serpa.

 

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