Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Toni Segarra, o + notório “cara que escreve anúncios”
O Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, recebe mais um grande nome da publicidade mundial. Referência de criatividade na Espanha – e em outros lugares do planeta –, Toni Segarra conquistou cerca de 40 Leões em Cannes. Em seu país, em pesquisa da revista Anuncios, foi eleito, por profissionais de agências e do marketing dos principais anunciantes da Espanha, o “Melhor Criativo Espanhol do Século XX”. É ele que estará na live desta quarta-feira, 04, às 18h, compartilhando suas ideias e experiências.
Reconhecido por campanhas icônicas feitas para marcas como TVE, Ikea e BMW, Segarra será entrevistado por um super time composto por (ordem alfabética) Eduardo Martins, sócio da Bici; Glauco Ciasca, CEO e diretor de criação da Brancozulu; Joanna Monteiro, CCO da Heads e presidente do CCSP; e João Daniel Tikhomiroff, diretor, produtor e sócio-presidente da Mixer Films.
As inscrições são gratuitas e estão abertas, aqui. Mas seja rápido, porque as vagas são limitadas.
Nascido em Barcelona, em 1962, Toni Segarra Alegre é formado em Filologia Hispânica. Costuma se descrever como “um cara que escreve anúncios”. E como escreve..., diriam seus pares. Começou a trabalhar com publicidade em um pequeno estúdio, Vinizius, que fundou com seu irmão, Paco, em 1985. No ano seguinte, entrou na primeira agência de publicidade de sua vida, a Vizeversa. Foi contratado como redator, iniciando uma trajetória de reconhecimento de seu talento.
De lá, passou para a Contrapunto, de Madri, já como diretor de criação. Um ano mais tarde, voltou para Barcelona e para a Vizeversa, quando esta se associou ao grupo EWDB (logo Euro RSCG). Segarra deixou a agência para ser um dos fundadores da Casadevall Pedreño SPR, mas ficou seis meses no negócio. Mudou para a Delvico Bates que, em 1994, conseguiu a mais alta cifra de prêmios conquistados por uma agência espanhola em um ano: 85. E ela foi a mais premiada do país por quatro anos seguidos.
Foi então que Segarra abriu a SCPF, junto com Luis Cuesta, Ignasi Puig e Félix Fernández de Castro. A agência se tornaria emblemática. Um de seus filmes, “Mano”, para a BMW, foi eleito em 2010, pelo Festival de San Sebastián, a melhor campanha dos últimos 25 anos (aniversário que o evento fazia na ocasião). Para dar uma mostra da excelência criativa da SCPF, ela foi a agência com a maior quantidade de peças selecionadas nos 16 primeiros anuários do Club de Creativos da Espanha, que seleciona o melhor da produção do país. Também conquistou três vezes o GP de Eficácia da Associação Espanhola de Anunciantes.
O criativo tem diversas participações em júris dos maiores festivais de criatividade do mundo. É membro do board de duas importantes escolas internacionais de publicidade: a Miami Ad School de Hamburgo e a Berlin School of Creative Leadership.
Em 2007, na edição número 100 da revista britânica Shots, Segarra foi incluído na lista dos “100 top creative minds”. Destaques em publicações dirigidas para a publicidade, ele tem vários. Das não especializadas, vale mencionar a escolha da Forbes em 2016 que o colocou entre as 25 pessoas mais influentes do país. Dois anos depois, a Forbes inclui seu nome em outra lista: “100 most creative people in business”.
Em abril de 2017, deixou a SCPF e iniciou mais um negócio em sua carreira, a consultoria Alegre Roca, tendo Luis Cuesta como sócio. Em 2019, na definição dos prêmios de criatividade do Club de Creativos da Espanha, Segarra, por ter acumulado o maior número de prêmios da história da entidade, foi reconhecido com o C de C de Honor, dado pela contribuição para a qualidade da criatividade espanhola.
Segarra é tema de um documentário, de 2016, “Toni Segarra: Un tipo que escribe anuncios”, de José Manuel Pinillo. Entre os motes famosos que criou estão "A qué huelen las nubes?", "Hola, soy tu menstruación", "Te gusta conducir?" e "Bienvenido a la república independiente de tu casa". Algumas de suas campanhas mais notórias estão relacionadas abaixo (veja os vídeos).
Prepare a agenda
O Clube Insights prevê 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade.
A live anterior foi com a AKQA, que aconteceu na quarta-feira 28. Em breve ela estará disponível em nosso canal no YouTube – aproveite e faça sua inscrição.
Mais detalhes sobre as próximas lives podem ser conferidos na landing page do projeto.
E veja como foram as lives anteriores com:
- Fabio Fernandes.
- Carlos Bayala.
- Washington Olivetto.
- Javier Campopiano.
- Dedé Laurentino .
- Susan Hoffman.
- Marcello Serpa.
- Leonardo Nogueira.