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Coca-Cola celebra 100 anos de Natal com filme de Taika Waititi
Há 100 anos, a Coca-Cola marca o Natal de muitas famílias. Em 1920, a companhia veiculou um anúncio em que aparecia pela primeira vez a figura de roupas vermelhas e barba branca que entrou para o imaginário popular. Hoje, a campanha de Coca-Cola traz uma história com cara de cinema. Criado pela Wieden+Kennedy de Londres, o filme “A Carta” (“The Letter”) tem duração de dois minutos e meio e traz na direção o neozelandês Taika Waititi, cujo sucesso mais recente é “Jojo Rabbit”, que concorreu ao Oscar em seis categorias.
A campanha de Natal deste ano tem estreia global nesta segunda-feira, 9, e terá veiculação em 91 países. A adaptação do filme no Brasil é da David. Para a TV será exibido um comercial de um minuto – a versão longa poderá ser vista nos cinemas. No digital, estão programados filmes de 30 e 15 segundos e até mais curtos.
Em um ano tão atípico como 2020, a mensagem propagada na campanha é “Neste Natal, o melhor presente é estarmos juntos”. Marina Rocha, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, destaca que a história deste ano fala de esperança.
O filme de Taika mostra um pai saindo de casa para seu trabalho, em uma plataforma no mar. Ele se despede de sua família, mas sua filha corre para entregar-lhe uma carta: é seu pedido para o Papai Noel. O pai percebe, mais tarde, na plataforma, quando o barco-correio está partindo, que esqueceu de enviar a carta.
A partir de então ele tenta cumprir o pedido da filha, iniciando uma longa jornada, com aventuras dignas de um explorador. Quando chega, enfim, ao Polo Norte, descobre que a casa do Papai Noel está fechada. Mas um caminhão da Coca-Cola estaciona diante dele e o pai pode fazer a viagem para casa. O final revela o que a filha havia pedido.
Ganhador do Oscar de Roteiro Adaptado deste ano com "Jojo Rabbit", o diretor neozelandês dá brilho à campanha deste ano. Em 2013, Ridley Scott dirigiu o comercial de Natal, uma animação de sete minutos com os ursos polares, que se tornaram também um ícone do período de festas da marca. A primeira vez que o animal apareceu numa campanha de Coca-Cola foi em 1922, numa peça apresentada na França.
“Falar de Natal é especial para a Coca-Cola. O que nos une são os valores compartilhados. Quando você pensa em Natal e em Coca-Cola, pensa em família, pensa em estar junto”, afirma Marina. Ao longo de 100 anos, essa mensagem foi transmitida sob diferentes formas.
Em 1920, no anúncio em que aparece o primeiro Papai Noel da marca, no estilo criado pelo desenhista Thomas Nast, o personagem trazia expressões mais sérias. Em 1931, o personagem aparece com sorriso e expressões alegres, estampado a imagem do “bom velhinho”. O desenho foi feito por Haddon Sundblom, em campanha da D´Arcy. Ele continuou desenhando o personagem por mais de 30 anos. Em 1993, os ursos polares estrelam a campanha, dirigida por Ken Stewart.
A Hungry Man é a produtora responsável pela campanha de Natal deste ano. Ela tem Taika em seu time desde 2008. No ano passado, ele dirigiu um comercial para a Pepsi com os atores Paul Rudd e Michael Peña. Eles interpretam dois astronautas atrapalhados no filme "No can left behind", criado pela Abbott Mead Vickers BBDO para Pepsi Max (leia aqui ). Taika dirigiu “Thor: Ragnarok” e Rudd e Peña atuaram em “Homem-Formiga” e “Homem-Formiga e a Vespa”, produções do Universo Cinematográfico Marvel.
Caravana
Em alguns países, não haverá caravana da Coca-Cola – caso da Inglaterra -, mas no Brasil ela vai acontecer. Os caminhões iluminados da marca foram exibidos na TV pela primeira vez em 1995.
Marina diz que “era impossível ficar sem levar a magia do Natal para o Brasil”. Desse modo, a companhia decidiu realizar um trajeto que não terá seu roteiro divulgado para evitar aglomerações. “Este ano a caravana vai ser diferente. Nós a reinventamos”, afirma. O caminhão do Natal não irá parar nos locais, mas as pessoas vão poder ouvir a música-tema da Coca-Cola. Marina conta ainda que estão sendo preparadas algumas inovações, sem revelar as novidades, mas assegurando que as medidas de segurança contra a covid-19 serão tomadas. A jornada se inicia no final deste mês em algumas cidades.
A promoção de Coca-Cola para este ano já está em andamento. Consumidores que comprarem embalagens individuais da bebida e de outras marcas da companhia devem utilizar o QR Code dos produtos na nota fiscal para fazer cadastro no site da Coca-Cola. Eles vão concorrer a diversos prêmios.
Leia anterior aqui.
FICHA TÉCNICA:
Wieden+Kennedy London
Creative Director - Joe de Souza, Juan Sevilla
Creatives - Ben Shaffery, Tomas Coleman
Executive Creative Directors - Iain Tait, Tony Davidson
Group Account Director - Laura Jacobs, Nick Owen
Account Director - Alex Fitch, James McHoull
Account Manager - Lara Wahab
Strategy Director - Huw Devine
Strategist - Rory Foster
TV Producer - Michelle Brough
Senior Business Affairs Manager - Helena Tomas
TV Production
Production Company - Hungry Man
Director - Taika Waititi
Executive Producer - Matt Buels
Producer - Hannah Stone
Director of Photography - John Toon
Production Designer - Phil Ivey
Costume Designer - Barbara Darragh
Service Company - Curious Film
Service Company Producer - Matt Noonan
Edit Company - Cabin Editing
Company Editor - Chan Hatcher
Edit Assistant - Nick Deliberto
VFX Company - The Mill
Executive Producer - Gemma Humphries
Shoot Supervisor - Leon Woods
VFX Supervisor - Barnsley Lead
VFX Artist Artist Barnsley and Sid Harrington-Odedra
Colourist - James Bamford
Sound Company - 750 MPH