Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
App da TIM alerta para uso de termos preconceituosos
No mês da Consciência Negra, a operadora TIM apresenta o "Teclado Consciente TIM", aplicativo que pretende alertar usuários sobre o uso de palavras preconceituosas, explicar a origem dos termos e propor substituições.
Criado pela HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais pretos da consultoria Vírgula, o app para iOS e Android é gratuito e não é necessário ser cliente da operadora para usá-lo.
A ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita seus textos e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente explica por que são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição, como um "corretor ortográfico social".
"A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e ajuda a construir um futuro sem preconceitos", pontua Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.
A HavasPlus também criou uma campanha para mídia digital, com foco nas redes sociais, para divulgar a novidade. A ação inclui um time de 12 "influenciadores" de diversos segmentos, como o humorista Yuri Marçal; a pesquisadora Winnie Bueno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; e a cantora Lellê.
Iza, embaixadora da marca, tem como missão amplificar a discussão, bem como a "influenciadora" Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok.
"A sociedade como um todo tem muito a andar ainda com relação ao racismo e à intolerância. O caminho para isso é o letramento. É apontar os contextos históricos, mostrar o porquê alguns termos e expressões podem ser nocivos e degradantes. Coisas que usamos no dia a dia desde sempre, que crescemos falando sem nem mesmo ter consciência. As palavras têm poder", argumenta Alexandre Vilela (Xã), CCO da HavasPlus.
Ficha Técnica (Teclado):
Agência: HavasPlus
Cliente: TIM
Consultoria de Linguagem: Virgula - Matheus Melgaço, Fred Soares e Vitor José
Produto: Institucional
Diretora Geral RJ: Alexandra Brown
CCO: Alexandre Vilela (Xã)
Diretores de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Alexandre Fernandes
Criação: Jessica Marins, Gabriel Ortiz, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira
Marcas & Negócios: Alexandra Brown, Flavia Braga, Fabiana Barros e Rharyin Moraes
Estratégia Social: Flavia Braga, Jessica Marins, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira
Listening & BI: Flavia Braga, Gustavo Ortiz e Marcelle Rodrigues
Planejamento: Renata Barbosa e Paola D'Almeida
Aprovação do Cliente: Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Maristela Abreu e Bárbara David