Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Gambito da Rainha, PS5, Nintendo Park, Foo Fighters, Corona Studios
Todo início de mês, o Clubeonline recapitula fatos, histórias e experiências que aconteceram no período que recém finalizou. Nem sempre eles estão ligados à comunicação, mas merecem ser vistos – caso alguém tenha perdido - ou revistos pelo potencial de alimentar debates, gerar insights, provocar reflexões ou inspirar o mercado.
Veja os destaques anteriores: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.
Novembro foi tão intenso que possivelmente atrapalhou o sono de muita gente. Os resultados das eleições nos EUA, no dia 03, geraram alta ansiedade no mundo inteiro e renderam múltiplas rodadas de comentários nas TVs. Por aqui, GloboNews e CNN Brasil chegaram a ter mais audiência do que os canais abertos na programação após às 22h.
O Brasil também teve eleições para prefeituras e câmaras municipais, com segundo turno em algumas capitais, movimentando, mais uma vez, canais de notícias e redes sociais com o tema. Até games entraram na “cobertura”: disputas de Among Us, um dos jogos mais populares do ano, com influenciadores e artistas entraram na campanha de Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo.
E ainda houve a morte de Maradona, já no final do mês, que parou a Argentina e mobilizou a mídia no mundo (leia aqui e aqui).
Em meio a tudo isso, o que mais poderia merecer atenção dentre os fatos de um mês tão agitado?
- O sucesso de “O Gambito da Rainha” – Lançada em 23 de outubro, a minissérie “O Gambito da Rainha” já detém um feito mundial, anunciado pela Netflix um mês depois da estreia. De acordo com a companhia, ela conquistou o primeiro lugar do ranking de minisséries de ficção mais vistas da plataforma em 63 países. E faz parte do top 10 em 92 países. “O Gambito da Rainha”, título que remete a uma abertura no xadrez, conta a história de uma enxadrista, Beth Harmon (interpretada por Anya Taylor-Joy), que se revelou um prodígio com 13 anos. Ambientada nos anos 1960 com figurinos primorosos, a trama foi assistida em 62 milhões de domicílios em 28 dias. Entre as minisséries, “O Gambito da Rainha” fica em segundo lugar, perdendo para a documental "A Máfia dos Tigres", vista em 64 milhões de lares nas quatro semanas após sua estreia. A curiosidade despertada em torno do xadrez e mesmo as perguntas sobre a existência ou não de Beth levaram a Netflix a criar um vídeo para esclarecer dúvidas (veja abaixo). A Netflix revela mais a respeito do sucesso da minissérie: o romance “The Queen’s Gambit”, em que se baseia a obra, agora está na lista de best-sellers do The New York Times — 37 anos depois do seu lançamento; as pesquisas no Google sobre xadrez dobraram, e as buscas por “como jogar xadrez” atingiram seu pico em nove anos; a procura por jogos de xadrez no eBay subiram 250%; e o site Chess.com viu a quantidade de novos usuários quintuplicar. Além disso, o interesse pelo Campeonato Mundial de 2020 deu um salto, segundo a Federação Internacional de Xadrez - a grande decisão, que seria em 20 de dezembro em Dubai, foi adiada para o ano que vem. O atual campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen, irá enfrentar o vencedor do Torneio de Candidatos, que foi interrompido devido à pandemia e será retomado também em 2021.
- O recorde do PlayStation 5 – O novo console da Sony vinha sendo esperado ansiosamente por fãs no mundo todo. À venda em muitos países desde o dia 11 (no Brasil desde o dia 19), a procura foi tanta que o produto começou a faltar. A situação levou a Sony a se pronunciar no Twitter, informando que se tratava do maior lançamento de seus consoles em sua história. “Nós queremos agradecer aos jogadores do mundo todo por tornarem o lançamento do PS5 o nosso maior lançamento de console de todos os tempos. A demanda por PS5 é sem precedentes, então nós queremos confirmar que mais unidades de PS5 vão chegar às lojas antes do fim do ano – por favor, fiquem em contato com os seus varejistas locais”, informou a marca. Os números, porém, não foram revelados. Há quem aposte que é o maior lançamento de um console não somente por parte da Sony. Seria o maior do mundo.
- O anúncio da abertura do parque da Nintendo - No dia 4 de fevereiro de 2021 o aguardado parque temático da Nintendo, em parceria com Universal Studios do Japão, deve ser inaugurado. A revelação foi feita no último dia de novembro, gerando burburinho entre gamers e fãs de cultura pop. O Super Nintendo World, que vai funcionar em um espaço da Universal em Osaka, tem como uma de suas grandes atrações a montanha-russa Mario Kart: Koopa's Challenge. Recursos de realidade aumentada devem proporcionar experiências diferentes para quem encarar o brinquedo. Orçado em US$ 580 milhões, o parque foi desenvolvido como uma réplica, em tamanho real, dos games mais populares da Nintendo. Como os parques da Disney, terá também lojas e atividades de passeio. Com base em uma ideia da franquia Super Mario, os visitantes podem coletar moedas virtuais usando uma pulseira especial enquanto exploram a área e interagem com os recursos do parque por meio do console Switch. Ou seja, a nova atração agrega o melhor de um parque temático com a tecnologia proporcionada pelo universo dos games, que explodiram em 2020. O vídeo que mostra um pouco do que o espaço deve oferecer ao público já supera 440 mil visualizações. O Super Nintendo World seria inaugurado neste ano, aproveitando a atenção gerada pelos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas a pandemia fez todos mudarem de planos.
- O curta que o Foo Fighters fez para comemorar 25 anos – A banda liderada por Dave Grohl (ex-Nirvana) marcou o aniversário com um vídeo de 26 minutos. Não era exatamente a maneira como tinham pensado celebrar 25 anos de estrada, mas, como eles pontuam, veio a pandemia e a vida teve de se adaptar ao isolamento. Com “Times Like Those” (referência a um dos hits do grupo), os músicos analisam a trajetória da banda. Eles estão em uma sala semelhante às de cinema, com direito a baldes de pipoca. A tela apresenta fotos e cenas de turnês e histórias de bastidores, que eles comentam entre lembranças daqueles momentos. A abertura do curta replica o clássico início da saga “Star Wars”, com as letras sumindo no horizonte. O lançamento do vídeo ajuda a manter a curiosidade do público em torno do novo álbum que está sendo produzido, “Medicine at midnight”, e que chegará ao mercado no dia 5 de fevereiro de 2021. Neste ano, o grupo fará ainda uma apresentação em uma série da Amazon, a Holiday Plays. A participação do Foo Fighters irá ao ar no próximo dia 15 na Amazon.com.
- A estreia do Corona Studios – Segundo a marca de cerveja, 90% da vida das pessoas acontecem em casa. Com a covid-19, isso pareceu mais real do que nunca, apontou a fabricante. Num cenário como o atual, muita gente tem o desejo de ficar mais tempo ao ar livre e de explorar um estilo de vida longe das grandes cidades. Por estar ligada à praia e à natureza, a Corona levou esse tema para uma série, “Free Range Humans”, que lançou no dia 23. Ela procura inspirar pessoas que buscam uma vida significativa fora de casa a dar o próximo passo tão logo a pandemia passar. A produção é um conteúdo original do estreante Corona Studios, da AB InBev (que comercializa a marca fora dos EUA). Por meio dessa iniciativa, a companhia expande seus investimentos em entretenimento. Disponível no YouTube, “Free Range Humans” é uma série de conteúdo dividida em oito partes. Em episódios de 6 a 10 minutos, ela homenageia indivíduos que quebraram suas rotina e adotaram uma nova forma de viver. Uma das personagens é a brasileira Bruna Bessa, assessora de imprensa que virou instrutora de surfe e fundou a Maré Alta, um surf camp para mulheres. Nos últimos nove meses, a Corona se preparou para o lançamento do estúdio, produzindo mais de 30 filmes em colaboração com dezenas de criadores. Com a expansão da plataforma, o Corona Studios visa diversificar sua base de conteúdo em formatos e verticais relevantes, de vídeos longos a clipes curtos. “Free Range Humans” foi concebida pela Wieden+Kennedy Amsterdam e desenvolvida como uma plataforma de entretenimento global pela Pereira O’Dell, que também responde pela produção, feita remotamente.