Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Momentos da cultura pop que marcaram o Brasil, segundo o Facebook
O Facebook divulgou sua retrospectiva de 2020, o ano que jamais será esquecido. Entre os fatos relacionados à pandemia, a rede destaca o aumento de audiência de algumas ferramentas online.
Com o isolamento social imposto pela covid-19, as visualizações do Instagram e do Facebook Live dobraram na Itália a partir do momento em que os moradores foram para as varandas cantar. Outro exemplo – que está relacionado na retrospectiva global (veja infográfico) – é o uso do adesivo “Em casa” no Instagram. A utilização superou 300 milhões de vezes no primeiro mês após o lançamento.
Nos Estados Unidos, os views do Facebook Live cresceram 50% devido a aulas de ginástica, DJs ao vivo e outras ações em tempo real. A semana do feriado de Páscoa (6 de abril) registrou a maior quantidade de chamadas de vídeo em grupo. E foi a semana mais significativa em transmissões ao vivo de páginas ligadas a espiritualidade.
No Brasil, o Facebook fez uma seleção de Top Momentos da Cultura Pop, mostrando o que mais chamou atenção na área do entretenimento. Foram eventos que geraram alguns dos mais altos níveis de interação na rede entre os brasileiros.
São eles:
• A final da Champions League – A decisão entre PSG e Bayern de Munique se tornou o jogo mais assistido na história do Facebook em todo o mundo, com 13,7 milhões de pessoas na América Latina que assistiram ao menos um minuto da partida.
• Homenagens a quem partiu – Diversas postagens recordaram e homenagearam algumas pessoas que morreram neste ano, como o ator Flavio Migliaccio e os cantores Moraes Moreira e Eddie Van Halen. Maradona foi mencionado mais de 21 milhões de vezes no Facebook no dia de sua morte (25 de novembro). O jogador de basquete Kobe Bryant representou o momento mais discutido no Facebook globalmente, com EUA, México e Filipinas compartilhando o maior número de postagens e stories sobre o assunto (ele morreu junto com a filha Gianna em 26 de janeiro).
• O sucesso dos jogos no estilo battle royale – Os games do gênero geraram muitas conversas no Facebook. As visualizações de vídeos de jogos ao vivo no país cresceram 61% em julho de 2020 (em comparação com o mesmo período em 2019). Os três jogos mais transmitidos pelos gaming creators no Facebook no Brasil em julho de 2020 foram: Free Fire – Battlegrounds; Grand Theft Auto V; e Call of Duty: Warzone.
• A temporada das lives - Artistas como Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Gusttavo Lima impulsionaram as conversas no Facebook durante os primeiros meses da pandemia.
• Unidos do Viradouro campeã – A escola que conquistou o título do Carnaval carioca deste ano cativou não só o júri, em fevereiro, como também o público com o enredo “Viradouro de alma lavada”.
Lista global
No mundo, o Top 10 - Momentos da Cultura Pop destacam aquilo que foi mais divertido, ousado e descontraído. Eles geraram alguns dos mais altos níveis de interação nos aplicativos do Facebook:
• Documentário “The Last Dance”, de Michael Jordan
• O especial de Dave Chappelle na Netflix
• “WAP”, de Cardi B e Megan Thee Stallion
• Harry Styles – lançamento do álbum Golden
• Los Angeles Lakers vence o Campeonato da NBA de 2020
• Katy Perry anuncia sua gravidez em um videoclipe
• “Savage”, de Megan Thee Stallion
• O show de Shakira e Jennifer Lopez no intervalo do Super Bowl
• “A Máfia dos Tigres” (Tiger King), da Netflix
• Show de Páscoa de Andrea Bocelli em Milão, Itália