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CCXP Worlds

Evento chega a 113 países e anuncia data do festival em 2021

07.12.20

Considerada o maior festival de cultura pop do mundo (em número de participantes), a CCXP abriu um novo capítulo em sua história com a realização da CCXP Worlds, a edição virtual do evento, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de dezembro. No ano passado, mais de 280 mil pessoas estiveram na convenção. Desta vez, em formato 100% online, o festival chegou a 113 países, segundo a organização.

Acrescida do título “A Journey of Hope”, a CCXP Worlds se anunciou como uma edição para espalhar esperança e trazer as principais novidades da indústria do entretenimento. A proposta esbarrou em algumas dificuldades técnicas que geraram reclamações do público (como o surgimento de tela preta nas lives e problemas com legendas) e na falta de um conteúdo mais denso, até por conta dos efeitos da covid-19 sobre o mercado, em especial sobre as produções de cinema.

Segundo os organizadores, a CCXP Worlds atraiu 1,5 milhão de pessoas que navegaram pelos 12 mundos virtuais do festival. Foram mais de 150 horas de conteúdos que preencheram a programação de cinco palcos - Thunder Arena, Artists’ Valley, Creatos & Cosplay Universe, Oi Game Arena e Omelete Stage by Santander. O evento contemplou ainda até 250 lives diárias de quadrinistas que participaram de mesas virtuais.

No último dia do festival, a CCXP anunciou a data da próxima edição: de 2 a 5 de dezembro de 2021. "Foi preciso muita coragem para, em um ano como 2020, colocar de pé um festival virtual do tamanho da CCXP Worlds”, disse Pierre Mantovani, CEO da CCXP, em comunicado. “Levamos nossa marca, o Brasil e todos os parceiros para o mundo. Foi um formato que deu muito certo e, muito provavelmente, estará nos nossos planos combinar o virtual com o presencial nas próximas edições", acrescentou.

Para o CMO do festival, Roberto Fabri, a tecnologia desenvolvida para a CCXP Worlds foi um dos pontos altos desta edição. A criação dos mundos foi feita com recursos empregados em um dos jogos mais comentados deste ano, o Fortnite. "Nosso principal objetivo era proporcionar ao fã uma experiência nova e divertida, que o mantivesse como protagonista do festival. Foram três meses de trabalho intenso, com grandes profissionais que deram seu melhor para criar os mundos mágicos da CCXP”, afirmou. Segundo Fabri, eles revolucionaram os eventos virtuais.

De todo modo, muita gente teve dificuldades de navegar pelo mapa 3D nas primeiras horas do evento. Os chats foram dominados pelas mensagens de "tela preta". Muitos fãs optaram por acessar parte do conteúdo pelo Facebook, que fez transmissão internacional do evento. A rede foi uma das patrocinadoras máster do evento, junto com Budweiser, Fusion, Oi e Santander.

Pela parte do público, os números mostram que as mulheres corresponderam a 45% dos cadastrados na plataforma, contra 55% dos homens, somando 1,5 milhão de pessoas navegando pela plataforma. Foram registrados picos de 350 mil usuários simultâneos.

Mesmo sem os números totais consolidados - já que o conteúdo da plataforma permanece no ar até 13 de dezembro -, é possível dizer que o maior alcance geral, incluindo as redes sociais, foi na China. Outro dado que mostra o tamanho da CCXP virtual foi o volume trafegado pela rede da OI, que, pelo quarto ano consecutivo, conectou o festival. De acordo com os organizadores o volume foi de mais de 7 TB (terabytes) em três dias de evento.

Destaques

A CCXP Worlds foi palco de anúncios de alguns dos principais estúdios do Brasil e do mundo. A lista de celebridades que passou pelo festival inclui Penélope Cruz, Gal Gadot, Pedro Pascal, Jessica Chastain, Milla Jovovich, J.K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Edgar Vivar, entre outros. Entre os diretores, o destaque foi a participação dos irmãos Joe e Anthony Russo, que lembraram os anos na franquia que arrecadou a maior bilheteria do cinema mundial, “Vingadores: Ultimato”.

Em relação aos quadrinhos participaram artistas muito requisitados pelos fãs, como o convidado de honra, Neil Gaiman, e nomes como Art Spiegelman, Trina Robbins e Tom King. Ao todo, foram mais de mil convidados na programação.

No primeiro dia, o grande destaque foi Gaiman. Ele falou de seu carinho com o público brasileiro, que aderiu a “Sandman” desde o princípio, mais de 30 anos atrás. “A primeira edição começou a ser impressa logo no Brasil. Fiquei impressionado de ver que fazia quadrinhos que agradavam aos brasileiros”, comentou.

Gaiman contou que houve entre oito e nove tentativas de adaptação de “Sandman” para as telas. Numa ocasião, em 2005, ele esteve em Los Angeles para fazer uma apresentação. Chegaram a comentar que a história poderia ser algo como “Matrix”, uma narrativa dividida em três filmes. Em meio às tratativas, uma conversa ficou em sua memória. Alguns dos executivos disseram que a razão do sucesso de títulos como “O Senhor dos Anéis” e “Harry Potter” é que os vilões são bem definidos, o que não acontece com “Sandman”. O projeto, claro, não vingou.

Mas agora a história está em produção na Netflix e Gaiman afirmou que está animado porque a trama não é “algo tipo Sandman”. Segundo o autor, a Netflix terá “Sandman” na essência em sua plataforma.

Também chamou atenção do público no primeiro dia da CCXP Worlds a participação de Andy Garcia, que contou como “O Poderoso Chefão III” transformou sua carreira. "É um clássico do cinema e muita coisa boa aconteceu comigo depois deste personagem, como a indicação ao Oscar", disse o ator. A jornada foi encerrada com imagens das gravações de “Top Gun: Maverick”, que marca a volta de Tom Cruise ao personagem clássico, 34 anos após o primeiro filme. Durante o painel, os fãs puderam ver bastidores das filmagens e como o ator pilotava o avião-caça durante todo o filme, sem dublê.

Já no segundo dia, um dos painéis mais aguardados foi o que teve a participação de Jessica Chastain, Penélope Cruz e Fan BingBing, que falaram sobre o filme “As agentes 355”. Elas abordaram o papel feminista da trama. "São as mulheres que estão salvando o mundo de verdade", declarou Penélope.

Entre os convidados internacionais, os irmãos Joe e Anthony Russo, de “Vingadores: Ultimato”, falaram sobre o ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, que morreu neste ano de câncer, surpreendendo o mundo. Em outro painel, o da Amazon Prime Video, um dos pontos altos foi a animação “Invincible”, com os atores que fazem parte do projeto que estreia dia 11 na plataforma, entre eles J.K Simmons.

No último dia, houve uma super sessão com a Warner, com seis horas de programação. Foram exibidos um trailer de “Tom & Jerry - O Filme”, um teaser de “Space Jam 2: Um Novo Legado”, em que se vê uma camisa de Lebron, e as novidades sobre a quarta temporada de “Irmão do Jorel”. O Cartoon também exibiu o primeiro episódio de “Primal”, do criador de Samurai Jack, Genndy Tartakovsky. Outro trailer que foi ao ar foi de “Duna”, que estreia em 2021 e que conta com a atriz Zendaya no elenco. A própria Zendaya falou ao público, mas sobre “Euphoria”, série da HBO.

Globoplay

Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo, apresentou as principais novidades do Globoplay. Ele destacou conteúdos aguardados pelo público como “Verdades Secretas II”, as novas temporadas dos originais “Arcanjo Renegado”, “A Divisão”, “Desalma”, “As Five” e a quinta temporada de “Sessão de Terapia”, que terá Rodrigo Santoro como o terapeuta.

Dos projetos novos, foram anunciados o documentário “Dr. Castor”, que conta a história de história de Castor de Andrade e da contravenção no Rio de Janeiro; “Caso Evandro”, série em oito episódios que trata das circunstâncias do desaparecimento do menino Evandro e joga luz sobre como são feitas as investigações policiais no Brasil; e docs de música com as cantoras Lexa e Ludmilla.

Além das novidades, Erick fez um balanço deste ano atípico. Ele contou que, mesmo diante dos complexos desafios impostos pela pandemia, foram lançados 13 títulos originais. Também foram lembrados projetos inovadores neste ano, caso do pacote Globoplay + canais ao vivo e também a parceria internacional com a Disney+ no combo que une os dois serviços de streaming em uma única assinatura.

Leia anterior, sobre os preparativos da CCXP Worlds, aqui.

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