Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Twitter com Spaces; Instagram com Live Rooms
Na acelerada vida digital que levamos, sempre que um aplicativo começa a bombar, outros serviços parecem se movimentar para não deixar cair o interesse de seus usuários. Novas funcionalidades costumam surgir de tempos em tempos, mas algumas ganham mais destaque em virtude da concorrência entre apps.
Com o sucesso do Clubhouse, o áudio digital mais uma vez mostra que está em alta - o crescimento de podcasts já sinalizava isso. No caso do aplicativo, sua limitação ao sistema iOS tem causado algumas frustrações. O Twitter, que desde dezembro tinha uma funcionalidade em modo beta com usuários de iPhone, o Spaces ou Espaços, decidiu abrir seu novo recurso para Android, anunciando a novidade nesta terça-feira, 02. Com isso, ele poderá chegar a um número muito maior de interessados em fazer áudios.
Como explica a companhia, o Espaços é “um lugar para se reunir, construído para as vozes das pessoas que usam o Twitter”. O recurso fica ativo enquanto estiver aberto. Finalizado, não estará mais disponível publicamente. Ele poderá ser acionado pelo Fleets ou quando um contato estiver com um círculo roxo em torno da foto do perfil. Ou ainda via link compartilhado.
Há uma observação importante: o Espaços está sendo implementado aos poucos. Quem tiver iPhone pode abrir um Espaço. Já os donos de celulares com sistema Android terão de esperar até chegar a sua vez de ter a funcionalidade visível em seu perfil. A ampliação do serviço para Android foi assunto do perfil criado no Twitter para o Spaces.
Para abrir um Espaço, pode-se pressionar a função “Escrever” para acessar o ícone relativo ao novo recurso. Outro modo é tocar na imagem do perfil em Fleets até surgir “Espaços”. O usuário pode liberar até dez pessoas para poder falar também. Não há número limitado para ouvintes. Quem abre o Espaço é quem determina quem poderá gravar áudio (ele permite acesso ao microfone). Qualquer pessoa tem condições de acompanhar a conversa porque, por ora, o recurso é público.
Outra função que existe no Espaços é compartilhar transcrições. É preciso habilitar a ferramenta para isso. Os “donos” da sala podem fazer download da conversa, porém apenas enquanto ela estiver nos servidores da rede: elas ficam “retidas” por 30 dias para checagem de eventuais violações a regras do Twitter. Depois disso, adeus aos áudios.
Já no Instagram...
Os usuários do Instagram podem celebrar uma novidade chegando à plataforma. Ao menos quem gosta de fazer lives e tinha de se contentar em chamar apenas uma pessoa para participar da conversar. Agora será possível chamar mais três. Já que a moda é ter salas, a rede passou a oferecer desde o dia 1º o Live Rooms.
Desse modo, o Instagram estimula lives mais criativas, que podem ser desde um programa de entrevistas, uma sessão musical ou uma colaboração com outros artistas. Mas com o acréscimo de participantes o recurso também pode ser simplesmente uma forma de chamar mais amigos para um bate-papo.
Com o Live Room, pode-se adicionar convidados um a um ou incluir três de uma vez. Pessoas bloqueadas por qualquer um dos participantes ativos na sala ao vivo não poderão participar da conversa.