Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ms. Mozart é 1º trabalho da Almap para LG
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a LG apresenta o projeto Ms. Mozart. Trata-se do primeiro trabalho criado pela AlmapBBDO para o anunciante.
O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart tinha uma irmã, Maria Anna (conhecida como Nannerl), que tinha muitos talentos musicais, mas que não pôde se dedicar à arte porque as mulheres, ao completarem 16 anos, precisavam se preparar para casar.
Ela continuou compondo, mesmo sem poder se apresentar, segundo as cartas que Nannerl trocava com o irmão. Mas suas composições se perderam no tempo.
A partir das cartas que ficaram, unindo linguística e tecnologia, a agência e o anunciante criaram uma composição (veja o filme, abaixo). Ao todo foram analisadas 66 cartas e 90 páginas de diário de Ms. Mozart.
Segundo o projeto, "analisando com cuidado as cartas podemos identificar uma espécie de assinatura linguística da Maria Anna Mozart. Na realidade isso existe para qualquer pessoa, afinal o nosso jeito de escrever, o nosso estilo, o uso das palavras e até o tamanho dos parágrafos dão uma personalidade única para o que escrevemos".
O processo para transformar suas palavras em música funcionou assim: cada nota musical tem uma frequência determinada. A nota dó, por exemplo, corresponde à frequência de 261,63 Hz. A mesma coisa acontece com as sílabas, cada uma tem sua assinatura, muitas delas em frequência próxima de uma nota musical (mas não na frequência exata). Por isso, o software Waves Tune, desenvolvido para captar vocais e transformá-las em notas musicais, foi utilizado.
Uma mulher foi gravada lendo em alemão todas as 66 cartas e 90 páginas de diário da Ms Mozart. Depois o software "traduziu" essa gravação em notas musicais.
Com a sequência de notas exportadas pelo Waves Tune, frases das cartas que tinham "mais potencial" para entregar à compositora e pianista Heloísa Fernandes, que escolheu algumas delas e organizou no tempo e na sequência que achou mais interessante, para compor a peça de piano no estilo da época. Uma partitura foi escrita com essa composição e a pianista então praticou a peça para gravar a obra final (ouça abaixo).
Confira também os vídeos com o making of da produção, abaixo.