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Elas Perguntam, Elas Respondem

Ilca Sierra (Via Varejo) e Lica Bueno (Suno)

08.03.21

No Dia Internacional da Mulher, o Clubeonline abre um espaço para a troca de experiências, ideias, dúvidas e reflexões sobre a mulher no mercado de comunicação.

Para isso, montamos duplas formadas por profissionais que nunca trabalharam juntas antes. A experiência visa mostrar o que evoluímos e discutir para onde vamos. Afinal, se tomarmos como base que a mulher “chegou lá”, o que vem a seguir?

O mais importante nesta proposta é a troca entre as profissionais convidadas. Para isso, elas tiveram liberdade de estabelecer três perguntas para sua “dupla”. E responderam às três encaminhadas por ela.

Abrimos a série, que se estenderá por esta semana, com Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo, e Lica Bueno, sócia e CSO da Suno.

Ilca Sierra 

Diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo, Ilca está há pouco mais de um ano na companhia. Ela foi responsável por campanhas de destaque, incluindo duas para Black Fridays, reformulou uma das marcas mais tradicionais do varejo, Casas Bahia, tornando-a mais digital, inclusiva, diversa e sustentável.

Ilca também fez nascer o CB, antigo Bahianinho, que acompanhou a evolução da marca e agora é um influenciador.

Ela é ex-Magazine Luiza, onde ficou por quase dez anos, também como diretora de marketing multicanal. A executiva atuou também em empresas como GPA e Pernambucanas.

As questões enviadas por Lica Bueno e respondidas por Ilca Sierra são as seguintes:

Lica - Você tem mais de 20 anos de experiência no varejo, mercado massivamente masculino por muito tempo. Como foi sua trajetória até atingir a posição de destaque que ocupa hoje? Quais as mudanças mais significativas que você enxerga no seu mercado hoje versus quando você começou, em relação à equidade de gênero?

ILCA - Eu comecei muito cedo no varejo, no marketing. Desde cedo, tive muita sorte em encontrar pelo meu caminho grandes professores e professoras. Especificamente as professoras sempre me ensinaram duas coisas bem fundamentais. Uma delas é saber cuidar da equipe em primeiro lugar, sempre. A segunda é que a mulher tem de aprender a pegar seu lugar na mesa. Então, percebo que o mercado vem buscando essa transformação, esse equilíbrio, um caminho que certamente não tem mais volta.

Lica - Você é uma líder feminina em uma grande empresa. Quais suas principais atitudes e iniciativas para aumentar o número de mulheres na liderança, tanto no seu time quanto na empresa?

ILCA - A Via Varejo é uma empresa imensa e muito diversa. Valorizamos a diversidade em toda a sua dimensão. Seguimos o caminho do diálogo, da reflexão, da inclusão, da empatia e, acima de tudo, do respeito. O que nos move em direção a uma empresa cada vez mais inclusiva é garantir a participação plena de toda a sua diversidade. Assim, temos o compromisso de promover a inclusão e a integração total de cada um dos nossos times, dando condições para que todos desenvolvam seus talentos. Temos, inclusive, nossos grupos de afinidade para conversas, debates e para promover iniciativas de melhoria para o dia a dia na companhia. No próximo dia 17/03, celebraremos o Grupo de Gênero, que vai promover os assuntos relacionados à equidade e à igualdade entre homens e mulheres, em suas várias dimensões.

Lica - Na pandemia, o e-commerce cresceu de forma ainda mais acelerada e muitos negócios se viram obrigados a desenvolver suas plataformas de venda online de um dia para o outro. Dada toda sua experiência em aceleração digital, quais seriam os principais pontos que estas empresas deveriam focar para acelerarem essa expertise?

ILCA - Além da estrutura tecnológica, a experiência de compra do consumidor como um todo precisa ser valorizada. Por isso, vejo como fundamentais o investimento em pesquisas, benchmarking e tendências que dão suporte para entender o consumidor, aperfeiçoar e aprimorar a operação, entregando a melhor experiência de compra. Em meio a este cenário de relevância em diferentes canais, é importante estarmos atentos, oferecendo ao cliente o que ele deseja e na forma como quer comprar.




Lica Bueno 

Sócia e CSO da Suno, Lica trabalhou em outras agências de publicidade por muito tempo antes de fazer parte do time do Facebook no Brasil, onde ficou por quatro anos. Ela iniciou carreira na Publicis, passando por McCann, FCB e F/Nazca S&S. Atendeu clientes de praticamente todas as principais categorias do mercado, como Skol, Claro, P&G, Honda, Nivea, Sky, Nestlé, Carrefour, Colgate, Submarino, Walt Disney, TAM e Mondelez.

Em 2013, decidiu se aprofundar no mundo digital e foi para o Facebook montar a área de atendimento às agências. Foi a primeira funcionária da América Latina nessa área, sendo responsável por estruturar todo o modelo, processos e time para a região. Seu papel foi auxiliar e apoiar as agências para se tornarem cada vez mais aptas e profundas no conhecimento de digital e do Facebook.

Em julho de 2017, Lica resolveu empreender e se juntou a mais três sócios para lançar a startup de comunicação Suno Creators.

As questões enviadas por Ilca Sierra e respondidas por Lica Bueno são as seguintes:

Ilca - Dos últimos anos para cá a publicidade tem mudado a forma de trabalhar a imagem da mulher, na direção de maior equidade. Você concorda com essa afirmação? O que você acha que falta para as marcas darem o próximo passo?

LICAConcordo, a evolução é clara, mas ainda não suficiente. O que precisamos é escala, ainda faltam muitas marcas acelerarem esta mudança, entenderem que apenas algumas ações periódicas não significam uma mudança real de postura. Agora é momento desta atitude se tornar natural e rotineira, algo ordinário e não extraordinário.

Ilca - Depois dessa experiência tão rica no mercado e passagens por grandes empresas, atuação internacional, como foi a decisão de empreender? E como tem sido essa jornada de liderança?

LICA - Empreender não foi uma decisão fácil. Te confesso que sair de um emprego estável, em uma das maiores empresa de tecnologia do mundo, e tendo quatro filhos para criar (risos!) não foi um movimento natural para mim. Porém, a motivação de construir algo novo em um mercado que necessitava urgentemente de disrupção foi o que me trouxe a coragem para arriscar. Ainda bem que a coragem veio! A jornada tem sido incrível, ao mesmo tempo que bastante penosa. Tive de reaprender a fazer muitas coisas que achava já ser super capacitada. É um exercício de humildade diário.

Ilca - Diante de todas as mudanças na comunicação, com a presença cada vez maior do digital, o que você recomendaria para as mulheres que estão iniciando na carreira ou pensando em aderir ao próprio negócio?

LICA - A minha recomendação me parece bem óbvia e também bastante clichê, mas é realmente o que acredito ser necessário para as mulheres que estão iniciando suas carreiras, seja como colaboradora de uma empresa ou criando seu próprio negócio. Reforcem sua autoestima, construam mecanismos internos que bloqueiem os pensamentos e atitudes auto sabotadoras e sejam fiéis aos seus valores e suas crenças, não façam desvios que acreditem ser impostos pelo modus operandi. Claro que para se manter relevante em um mercado que muda tanto e tão rápido, dada a presença e influência cada vez maior do digital, é muito importante a constante atualização sobre novas tecnologias, ter autonomia e agilidade para aderir e se adaptar e ser capaz de trabalhar de maneira colaborativa e em rede. Mas, se a atitude perante si mesma não for reforçada, nada disso adiantará.

Amanhã tem mais :)

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