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Desafio quer soluções para reduzir desperdício
A plataforma internacional What Design Can Do (WDCD), que estimula o uso do design como ferramenta para mudanças sociais, promove o "No Waste Challenge", terceiro Desafio para Ação Climática em parceria com a Fundação Ikea.
A competição global convida a comunidade criativa a abordar o impacto do desperdício e do consumismo que causam as mudanças climáticas.
As ideias vencedoras ganharão um prêmio de € 10 mil e aceleração com o Impact Hub, que inclui treinamentos online, sessões de mentoria e um bootcamp de uma semana em Amsterdã (dependendo do cenário da pandemia).
As inscrições são gratuitas (aqui) e poderão ser feitas até o dia 20 de abril.
O briefing brasileiro do "No Waste Challenge" está buscando especialmente projetos que ataquem dois problemas latentes em São Paulo e no Rio de Janeiro: a desigualdade social e a poluição dos oceanos, em especial da Baía de Guanabara. Leia aqui o briefing brasileiro completo.
Os projetos para São Paulo & Rio podem ser enviados em português (apenas o título e a descrição inicial precisam estar em inglês).
Também é possível atender ao briefing de Nairobi, Tóquio, Délhi, Cidade do México e Amsterdã, ou ao briefing global.
No mês de maio, um júri selecionará 15 ideias de todo o planeta, incluindo ao menos uma brasileira.
"Designers estão em uma posição única de mudar como as coisas são feitas - e do quê elas são feitas. Um número crescente de criativos já têm assumido papéis ativos na transição para uma economia circular, experimentando com materiais e processos, dando visibilidade e inspirando novas narrativas vitais para que rejeitos se tornem recursos", ressalta Richard van der Laken, cofundador do WDCD.
"Mas o potencial é muito maior. Agora, mais do que nunca, a comunidade de designers precisa intensificar, assumir e liderar essa mudança", estimula Laken.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.