Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Espie comercial da EA Sports, vencedor do Diversity in Advertising
A EA Sports apresenta campanha para o game Fifa 21 que reflete sobre a falta de representação asiática no futebol profissional britânico e destaca muçulmanos no esporte.
Criado pela Adam&Eve/DDB, o principal comercial do esforço é vencedor do prêmio anual Diversity in Advertising Award, do Channel 4, que oferece para a melhor ideia de campanha que aborda a diversidade o equivalente ao valor de £ 1 milhão em espaço para a exibição do trabalho no canal (leia aqui).
O tema de 2020 do prêmio focou na representação autêntica das culturas negras, asiáticas e étnicas minoritárias do Reino Unido na publicidade.
A campanha da EA Sports traz a liga de base Midnight Ramadan, sediada em Birmingham, criada em 2018 para aqueles que lutam para jogar, durante o período do Ramadã, partidas de futebol começando após Iftar (a refeição noturna com a qual os muçulmanos quebram o jejum diário) e antes de Suhoor (a refeição matinal que vem antes do jejum).
O filme (assista abaixo), que chega à telinha britânica nesta sexta-feira (23), conta a história de Qaiser, um adolescente asiático britânico que joga na Midnight Ramadan League. Ele está cansado ao final de um dia de jejum, mas sua irmã mais nova, Aaminah, chuta uma bola para ele e diz para ele parar "de ser preguiçoso".
Depois de Iftar, Qaiser se junta aos outros atletas em campo. Quando sua energia se esgota e ele cai, um jogador de futebol profissional - Hamza Choudhury, meio-campista do Leicester City e embaixador da Fifa - aparece para encorajá-lo, dizendo: “If I can do this, so can you”.
As cenas do jogo passam a intercalar outras do game da Fifa 21. A assinatura completa: “Inspire the next generation”.
A criação é de Selma Ahmed, Genevieve Gransden, com direção de cena de Bassam Tariq, da Pulse Films.
Como parte da campanha, a EA Sports publicou um gibi escrito por Choudhury e intitulado "Hamza: My Story", que será distribuído nas escolas. A obra narra a formação do atleta e sua jornada para se tornar um jogador de futebol profissional.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.