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Converse abre ‘loja’ na Ilha de Lixo do Pacífico
Uma ilha no Pacífico com 80 mil toneladas de plástico espalhadas por 1,6 milhão de quilômetros quadrados é o novo “endereço” da Converse para uma campanha feita para aumentar a conscientização sobre a poluição dos oceanos. Batizada de "The Grand Closing" ("O grande fechamento"), a ação foi criada junto com a Virtue, agência nascida da Vice, e consiste no estabelecimento de uma loja virtual nesse local.
Também conhecido como Ilha de Lixo do Pacífico, esse imenso depósito de detritos localizado entre o Havaí e a Califórnia dobra de tamanho a cada década. Foi nele que a Converse decidiu lançar a Renew Labs Store, projeto liderado pelo time chamado Converse’s All Stars, que fomenta a inovação sustentável.
A intenção do projeto é arrecadar dinheiro para a remoção de um milhão de pedaços de resíduos plásticos que formam essa inusitada e triste ilha e encerrar a loja o mais rápido possível. O ambiente virtual, formado de realidade mista 360°, que pode ser encontrado via Google Maps, exibe protótipos de tênis sustentáveis que, em tese, estão à venda. Em tese porque os produtos não serão realmente vendidos.
A campanha pede doações. Como a quantidade de protótipos é limitada, a Converse decidiu entregar gratuitamente produtos, mas somente para moradores da Nova Zelândia e Austrália que doem para a Take 3, entidade que luta pela proteção de oceanos, por meio da loja virtual da Renew Labs.
Ao chegar à loja, os visitantes podem explorar o ambiente e conferir a coleção, que tem tênis projetados por mais de 40 “All Stars”. Entre os criadores estão Emma French, da Austrália, e Pedro Souza, do Brasil.
Alguns modelos usam tecnologias diferentes do costumeiro, como uma tinta criada a partir da captura da poluição do ar ou a desenvolvida por meio de micróbios bioluminescentes ou ainda tons naturais, extraídos de raízes e frutos silvestres.
Para apoiar o lançamento, foi lançado um filtro de realidade aumentada no Instagram que permite aos usuários serem colocados na ilha. O filtro incentiva os usuários a entregar mensagens e compromissos personalizados. Também foi criado um filme, disponível no YouTube (veja abaixo).
“Queremos transformar o tênis mais icônico no mais sustentável”, declarou Miguel Carrillo, diretor de marketing da Converse. Ele afirmou que, para isso, a marca conta com o time de All Stars , “esses jovens pensadores progressistas de Bogotá a Bangalore”. Para ver os modelos criados para a ação acesse www.renewlabs.com.
Ficha Técnica
Converse Global Partner Markets
Vice President Marketing, Andres Kiger
Marketing Director, Miguel Carrillo
Senior Brand Manager, Michael Donner
Brand Manager Australia, Dave Dullens
Agency Team
Virtue, Northern Europe
Executive Creative Director, Morten Grubak,
Senior Art Director, Ryan Sherman
Art Director, Ieva Blazeviciute
Senior Copywriter, Tao Thomsen
Senior Designer, Jacob Ziegler
Senior Designer, Tone Jacobsen
Digital Creative, François Andrivet
Junior Art Director, Maria Cristina Sega
Junior Art Director, Sofia Falsafi
Senior Copywriter, Johnny Grubenmann
Senior Art Director, Gaston Filippo
Acting Managing Director, Louise Lang
Senior Account Director, Mirrelle Rank
Account Manager, Clara Lucie Vester Andersen
Chief Strategy Officer, Caroline Collinson-Jones
Strategist, Kris Jalowiecki
Head of Production, Heidi Baltzer Ginsborg
Senior Producer, Bruno Carvalho
Video Editor: Martin Furze and Peter Skov
Video Versioning Editor: Max Siegal
Sound Designer: Nis Nørgaard
Agency Partner: Rosie Lee Creative
Creative Director Europe, James Nelson
Senior 3D Visualiser, Tom Firth
Senior Developer, Nick John
Designer, Zelda Colombo
Account Director, Digby Reed
Senior Artworker Josh Dominguez