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Maggi lança guia culinário sensorial para pessoas com deficiência visual
Com o objetivo de ajudar a promover a autonomia de pessoas com deficiência visual, por meio da culinária, a Maggi e a unidade de Receitas Nestlé apresentam o projeto "Cozinha às Cegas", em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Criada pela Publicis Brasil, a ação é composta por um guia sensorial de 130 páginas, que pretende estimular o tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; o olfato, com os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; a visão, por meio de um design que permite que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e a audição, com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo e com a versão em audiobook; além do paladar, por conta do preparo das receitas contidas no livro;
A Nestlé completa 100 anos no Brasil e a publicação foi desenvolvida alinhada à filosofia de Maggi, de que "cozinhar é algo que todos podem e devem participar".
"Com o endosso da Fundação Dorina, uma das principais instituições vinculadas à causa da inclusão de pessoas com deficiência visual, a Maggi pôde levar toda a beleza de se preparar suas próprias receitas a um público que acabava ficando distante desse universo e prova que cozinhar é, sim, para todos", pontua Carine Mahler, diretora de branding e comunicação da Nestlé.
O guia, que tem transcrição em braile e QR Code para áudio descrições em todas as páginas, vem dividido em três partes centrais: conceitos básicos da cozinha, 15 receitas e instrumentos físicos que auxiliam o preparo.
"Este trabalho representa uma maneira inovadora da marca Maggi expressar seus valores, sua preocupação e cuidado, tanto com o consumidor quanto com a culinária", defende Domenico Massareto, CCO da Publicis.
"Para a produção do livro envolvemos empresas de tecnologia e impressão 3D, fornecedores de aromas e produtora de áudio. Um trabalho extremamente complexo e detalhado que levou mais de um ano de produção", ressalta Gustavo Victorino, diretor-executivo de criação.
O guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela Fundação Dorina, em São Paulo, quando os atendimentos presenciais forem retomados.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: PUBLICIS BRASIL
TÍTULO: COZINHA ÀS CEGAS
DURAÇÃO: VIDEOCASE
PRODUTO: MAGGI
CLIENTE: Nestlé
CRIAÇÃO: Domenico Massareto, Gustavo Victorino, Samuel Normando, José Bortolini, Lucas Zulian, Daniel Rocha
PRODUÇÃO GRÁFICA: Eduardo Bueno
RTV: Renata Sayão, Valeria Andrighetti
CONTEÚDO: Claudia Cecilia, Nicolle Ferreira
ATENDIMENTO: Gabriela Borges, Gabriela Zorzi, Laura Melo, Elisa Gabriel
APROVAÇÃO CLIENTE: Beatrice Fasquel, Frank Pflaumer, Samara Ferrara, Carine Mahler, Daniela Marques, Caio Queiroz, Beatriz Capuchi, Ana Bacchin, Diego Oliveira, Marina Asfora
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL: Francisco H. Della Manna, Alexandre Munck, Marina Franciulli, Camilla Carmo, Kely Magalhães, Patrícia Otani, Nanci Hara, Letícia Garcia, Lucas Fogaça, Bárbara Carvalho, Regina Oliveira, Camila Cavalcante, Carla De Maria, Camilla Carmo, Bruno Rocha
TECNOLOGIA: Bizsys, Digital Business
PRODUÇÃO ÁUDIO: Canja Audio Culture
PRODUÇÃO VÍDEO: Silvio Medeiros
FOTOGRAFIA: Gustavo Mendes
PRODUÇÃO GRÁFICA: Produceria, Comprint, TinCat Studio, Giuvaudan e Chroma Microencapsulados, P+E Digital