arrow_backVoltar

Menina Ajuda Menina

Always lança ação pelo fim da ‘pobreza menstrual’ no país

04.05.21

Com o objetivo de abrir mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene para o período menstrual, a marca Always, da P&G, lançou a campanha #MeninaAjudaMenina, assinada pela Integer\OutPromo. O esforço visa combater a "Pobreza Menstrual”, como o problema vem sendo chamado, com doações de absorventes a meninas e mulheres que não têm condições financeiras de comprar esses itens, permitindo que elas tenham mais oportunidades de construir um futuro melhor.

A marca assume um compromisso de longo prazo pelo fim desse problema que impacta a vida de muitas brasileiras. Ela distribuirá até um milhão de absorventes por meio de uma campanha ao estilo “compre e doe”.

A Pobreza Menstrual é um problema que impacta a vida de muitas brasileiras e mulheres no mundo todo, principalmente aquelas com menor poder aquisitivo. Além de ser uma questão séria de saúde, ela afeta a confiança de meninas e causa a evasão escolar. Como parte da solução, precisamos trazer à tona o problema para juntos tentarmos dar um fim a ele. O acesso a itens básicos de higiene durante a menstruação não precisa ser uma das muitas barreiras que meninas têm de superar ao longo da sua vida”, declarou Laura Vicentini, vice-presidente de marketing de cuidados femininos da P&G Brasil.

Para dar visibilidade aos impactos da Pobreza Menstrual, Always realizou uma pesquisa em parceria com a Toluna. Os resultados foram analisados pela antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero, agravado pelo tabu em torno da menstruação. O estudo revela ainda que o índice de mulheres sem acesso à absorventes no Brasil ultrapassa bastante a estimativa global da ONU.

Alguns resultados da pesquisa são:
• Uma entre cada quatro jovens não se sente confortável nem mesmo em falar sobre a menstruação. Mais da metade das entrevistadas (57%) afirmaram que a primeira menstruação as deixou menos confiantes. A busca por informação na primeira menstruação vem quase totalmente da mãe (79%).
• O absorvente foi considerado um produto de primeira necessidade. Sua falta, de acordo com as entrevistadas, afeta a confiança feminina. Porém, 29% das jovens revelaram não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas. Nas classes DE, esse índice chega a 33%.
• A ONU estima que 1 em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação. No Brasil, uma em cada quatro estudantes já deixou de ir à aula por não poder comprar absorventes. Delas, 45% acreditam que esse motivo impactou negativamente o rendimento escolar.
Três em cada quatro afirmam que o período menstrual tem um impacto muito negativo na sua confiança pessoal. Para meninas que não têm acesso à absorventes, o impacto na confiança é ainda pior e cria um ciclo vicioso: ao faltar às aulas, elas ficam para trás nos trabalhos escolares, deixando de participar de atividades que ajudam a aumentar sua confiança e habilidades (35%, por exemplo, deixaram de praticar esportes e sentiram muita vergonha pela falta de produtos menstruais na escola).
• Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel. Entre as mulheres de classes sociais mais baixas, tecidos ganham ainda mais importância como substituto.

O que mais chamou a atenção de Mirian Goldenberg foi como a falta de absorventes abalou a confiança de 51% das mulheres, trazendo vergonha a 37%. “Elas não se sentem confortáveis em falar sobre o assunto nem mesmo com pessoas próximas e ainda se sentem culpadas e inseguras com um fenômeno natural do corpo feminino”.

Com a ação #MeninaAjudaMenina, Always convida meninas e mulheres a abraçarem a causa e aumentarem a conscientização sobre o problema. Para ajudar nessa tarefa, a empresa lançou um vídeo com as embaixadoras da marca, como Sabrina Sato, Thelma Assis, Gleici Damasceno e Maíra Azevedo,  que trazem dados sobre o tema.

A fotógrafa Maria Ribeiro, que utiliza a fotografia como forma de empoderamento feminino pela criação de ensaios naturais, artísticos e sem manipulação de imagens, entrou também na ação. Ela retratou um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza menstrual.

Já por meio da campanha compre e doe, que vai até 30 de maio, quem adquirir um pacote do produto da marca estará doando absorvente para quem não tem acesso. A doação será destinada para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no Sudeste e Nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso à higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que fazem atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência.

Para saber mais, acesse alwaysbrasil.com.br/meninaajudamenina.

Menina Ajuda Menina

/