Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Querem tirar o macaco! (Mané Zanzoti)
Uma vez, tive que criar um comercial para uma escova de dentes. A ideia era uma loira no banheiro tecendo louvores às qualidades do produto (o cliente exigiu que ela passasse o briefing inteiro!).
Terminado o malho de venda, ela diz que está esperando o namorado; e de fato ouve-se alguém bater. Só que, em vez de caminhar para a porta, ela vai em direção à janela e exclama toda feliz: "Ele chegou!". Aí, quem surge do outro lado do vidro?! Ninguém menos do que o King Kong.
Pra minha surpresa, o cliente aprovou o roteiro. Na reunião de produção, entretanto, o atendimento avisa que o cliente solicitou apenas uma pequena mudança: tirar o macaco (aliás, o mesmo que aconteceu, diz a lenda, com o longa norte-americano, caso inclusive já citado aqui).
Anos depois, eu, o Ciro Pellicano e o Tião Teixeira recebemos um briefing para criar um anúncio da Salles Inter-Americana para veiculação no Anuário Brasileiro de Propaganda. Lembrando da história, decidimos fazer uma peça que fosse um divertido puxão de orelha em quem tem medo de ousar. E assim nasceu "A ideia está aprovada. Mas tirem o macaco".
Revendo o anúncio recentemente, ficou claro pra gente que, apesar da passagem do tempo, ele continua mais atual do que nunca. Só por isso resolvi desenterrar a história e partilhar com vocês. Os caçadores de macacos infelizmente continuam à solta.
Importante: como o texto do anúncio infelizmente não dá leitura aqui, o reproduzi aqui abaixo. Vale a pena.
"A piada é velha, mas é oportuna. Com seu precioso roteiro debaixo do braço, o escritor adentra um estúdio de Hollywood. The producer, entre uma baforada e outra de seu Havana, passa rapidamente os olhos pela sinopse. Depois vira-se para o rapaz e o aconselha do alto de sua poltrona: a ideia é boa, mas acho melhor tirar o macaco. O filme era King Kong. E a história, se não é verdadeira, serve pelo menos como alerta para diretores de criação, donos de agência, homens de atendimento, gerentes de produto ou diretores de marketing. Antes de propor qualquer alteração numa ideia, vejam se vocês não estão pedindo para tirar o macaco".
Manoel Zanzoti - diretor de criação
m.zanzoti@terra.com.br
Ficha Técnica:
Diretor de Arte: Manoel Zanzoti
Redatores: Ciro Pellicano / Sebastião Teixeira
Ilustrador: Arcelino Júlio