arrow_backVoltar

US$ 150 bilhões

AT&T e Discovery formam gigante de mídia

17.05.21

Um acordo bilionário entre AT&T e Discovery foi anunciado nesta segunda-feira, 17. As companhias entraram em acordo para combinar a WarnerMedia (dona da Warner Bros, CNN, HBO e TNT, entre outras empresas) com os negócios do grupo Discovery, que tem os canais Discovery, Animal Planet, Food Network e TLC, entre outros. Desse modo, surge uma nova gigante da mídia. A companhia resultante do acordo teria um valor estimado pelo mercado em US$ 150 bilhões.

Pelos termos do contrato, a AT&T recebe US$ 43 bilhões (sujeito a ajuste) em uma combinação de dinheiro e títulos de dívida. A companhia detém 71% da nova empresa. Para a Discovery ficam 29%.  O presidente-executivo do Discovery, David Zaslav, assume como CEO do novo conglomerado de mídia.

As tratativas foram reveladas no final de semana. O jornal Financial Times apontou que no domingo 16 o board de diretores da AT&T esteve reunido para aprovar  a negociação.

A AT&T adquiriu há cinco anos a Time Warner por US$ 85,4 bilhões. É também dona da DirecTV, que comprou em 2015 por US$ 49 bilhões. 

Se o negócio for confirmado pelas autoridades reguladoras, a nova companhia terá duas plataformas de streaming. O HBO Max, que foi lançado no ano passado – e que deve chegar em junho ao Brasil –, teria atingido 9,7 milhões de assinantes até o final de março. O Discovery Plus anunciou que em abril chegou a 15 milhões de assinaturas.

O Wall Street Journal, que também trouxe à tona a negociação, destacou que AT&T e Discovery enfrentam desafios importantes no negócio de TV tradicional, já que muitas famílias estão se desfazendo de suas assinaturas de TV paga.

Desde 2010, cerca de 35 milhões de assinaturas foram canceladas, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado MoffettNathanson. A DirecTV, segundo o jornal, perdeu sete milhões de assinantes nos últimos dois anos.

US$ 150 bilhões

/