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Desafio no TikTok é campanha contra predadores na web
"Influenciadores" de todo o mundo lançaram um desafio de dança aparentemente comum na rede social de vídeos curtos TikTok. nesta terça-feira (25), Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, eles estão revelando que, na verdade, trata-se de uma ação para ajudar a educar os adolescentes sobre os sinais do aliciamento online.
O desafio dá início a uma campanha de prevenção global, chamada de "#CheckBeforeYouChat", da entidade Amber Alert Europe, com o objetivo de combater o aumento de casos de aliciamento online durante a pandemia. Os casos ocorrem quando um adulto faz amizade com crianças pela internet e conseguem sua confiança, muitas vezes levando ao abuso sexual, tanto online quanto pessoalmente.
No início deste mês, a música "Love Birds", contendo secretamente os cinco estágios do aliciamento online em sua letra, foi lançada no TikTok junto com uma dança coreografada. O desafio foi replicado por milhares de TikTokers em todo o mundo.
Agora, a segunda parte da campanha foi iniciada, com dançarinos e parceiros de campanha postando vídeos de si mesmos parados e revelando o verdadeiro significado por trás do desafio TikTok. Assista ao filme que explica a campanha, abaixo.
"Muitas vezes, os sinais passam despercebidos até que seja tarde demais. Queremos ter certeza de que as crianças estão cientes do fato de que nem tudo online é o que parece e que elas devem ter cuidado com as pessoas com quem se comunicam nas redes sociais, aplicativos ou jogos. Sempre #CheckBeforeYouChat", ressalta Frank Hoen, presidente e fundador da Amber Alert Europe.
"Precisávamos fazer com que as pessoas experimentassem como é fácil ser enganado. E foi assim que criamos ‘Love Birds’. Um sucesso do TikTok que na verdade serve como um cavalo de Troia para a missão da Amber Alert Europe: educar crianças e pais sobre cuidados online e sobre como se proteger", afirma o brasileiro Ricardo Wolff, diretor executivo de criação da Innocean Berlim e que está na ficha técnica da campanha.
Na FT também estão os brasileiros Gabriel Mattar, european chief creative officer; e Ana Conrado, diretora de arte sênior, ambos da Innocean, e o músico e produtor Lucas Mayer, da DaHouse.
Além disso, estão na ficha os estagiários Laura Werneck Moura e Fernando Souza, da Miami Ad School São Paulo, fruto de um programa de estágio que a Innocean Berlim está fazendo à distância.
Ficha Técnica:
INNOCEAN
EUROPEAN CHIEF CREATIVE OFFICER: Gabriel Mattar
EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Ricardo Wolff
CREATIVE DIRECTOR – ART DIRECTOR: Stefano De Luccia
CREATIVE DIRECTOR – COPYWRITER: Jack Christensen
SENIOR ART DIRECTOR: Ana Conrado
SENIOR COPYWRITER: Thomas Bengtson
COPYWRITER: Rohan V. Fernandes
INTERN ART DIRECTOR: Laura Werneck Moura
INTERN COPYWRITER: Fernando Souza
HEAD OF CAPACITY MANAGEMENT: Paulina Gonzalez
CLIENT SERVICE DIRECTOR: Jonathan Hill
ACCOUNT DIRECTOR: Melanie McMillan
SENIOR ACCOUNT MANAGER: Min Kyung Park
JUNIOR ACCOUNT MANAGER: Ichraq Sabbani
HEAD OF PRODUCTION: Fabian Barz
SENIOR PRODUCER: Allison Markert
HEAD OF STRATEGY: Sophia Goerner
SENIOR DIGITAL STRATEGIST: Serena Merletti
JUNIOR STRATEGIST: Suzana Maranhão
BEYOND.ONE
MANAGING DIRECTOR: Jeanette Okwu
SENIOR PARTNERSHIP MANAGER: Robin König
SOCIAL MEDIA AND INFLUENCER CAMPAIGN MANAGER: Valeriia Mukhai
DAHOUSE INC.
LYRICS: Ricardo Wolff & Lucas Mayer
COMPOSER: Lucas Mayer
MUSIC PRODUCER: Lucas Mayer
SINGER: Brenda Mayer
SPECIAL THANKS
SPECIAL THANKS TO: ISLE OF GREEN (sustainable clothing brand), TAGGER MEDIA, POINT D’ORGUE – PO AGENCY