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Amazon prepara seu maior evento
A Black Friday é uma data muito importante para o e-commerce. Mas para a Amazon existe outra data que rivaliza em importância, o Prime Day. Criado há seis anos, ele acontece pela segunda vez no Brasil – e em mais 18 países – entre os dias 21 e 22 de junho. E a expectativa é que o evento supere os resultados da Black Friday 2020.
Não é um plano irreal. No ano passado, as primeiras 24 horas do Prime Day concretizaram mais vendas do que o total obtido pela Amazon na Black Friday de 2019. A perspectiva é de mais uma superação da data especial do e-commerce porque há mais ofertas de produtos à disposição do consumidor em comparação ao evento em 2020 e porque ele acontecerá após a implantação de um programa que treina equipes de pequenos e médios negócios que estão no marketplace a realizar mais e melhores vendas.
O Prime Day é uma maneira de atrair novos membros para o serviço Prime, que oferece benefícios para o consumidor, como o frete grátis, e conta com áreas dedicadas ao entretenimento, que estão expandindo sua base mundialmente e no Brasil. Fazem parte Amazon Music, Amazon Gaming, Amazon Reading e Amazon Prime Vídeo.
Embora as 48 horas de ofertas ainda estejam para acontecer, a partir desta quarta-feira, 02, alguns descontos começam a ser oferecidos. As vantagens se multiplicam no Prime Day, envolvendo as mais de 30 categorias de produtos disponibilizados no site. Nesta quarta-feira também será deflagrada uma campanha que divulga a data para o público.
O Prime Day terá, além das ofertas e descontos (alguns relâmpagos), um grande show, mas a companhia preferiu não dar detalhes neste momento, mantendo o suspense.
Entre as promoções, estão descontos de até 15% em brinquedos colecionáveis como Funko; 20% para marcas como Crocs, Jansport e Fossil; e 20% para produtos para bebês como Clingo, Buba, Lillo e Nuk.
Daniel Mazini, country manager da Amazon Brasil, comentou o crescimento da empresa no país nos últimos dois anos, quando o Prime chegou por aqui. Foram lançados oito centros de distribuição nesse período. Com isso, a Amazon dispõe de 9 no total.
Outra novidade foi a implantação do programa Fulfillment by Amazon (FdA), que permite que os vendedores que faziam ofertas de produtos no site agora contem com um lugar próprio para armazenamento e estocagem. A entrega é feita pela companhia. Por meio desse programa, eles recebem treinamentos aplicados pela própria Amazon.
Serviço em rápido crescimento
A operação no Brasil não revela quantos são os membros do Prime no país. Globalmente, eles superam os 200 milhões. Para o Prime Day, é esperado uma rápida adesão ao período de teste (30 dias). Mazini afirmou, porém, que muitos clientes se mantêm na base, já que o preço é competitivo (R$ 9,90) e há vantagens como outros serviços não têm. “Nosso combo de frete grátis e entretenimento não tem igual”, completou.
Mariana Roth, líder de Prime para o Brasil, destacou que o programa é o que tem o crescimento mais acelerado em comparação a outros países. Ela contou que a Amazon está presente em 97% das cidades.
Os membros do serviço, mesmo os que assinarem agora, poderão fazer compras de pequenos empreendedores no Prime Day. No mundo, serão mais de um milhão de ofertas de pequenos e médios negócios.
Parceiros
No evento e durante o restante de 2021, a Amazon investirá globalmente mais de US$ 100 milhões em ações que incentivem os clientes a comprar de pequenos negócios que vendem na plataforma.
Os parceiros de venda têm quebrado recordes de vendas desde o primeiro Prime Day, com mais de US$ 3,5 bilhões em vendas mundialmente somente durante o evento do ano passado.
Para apoiá-los, a companhia criou uma página dedicada a essas empresas. Consumidores podem encontrar uma seleção especial de milhares de produtos de pequenos negócios, livros de autores independentes e pequenas editoras em amazon.com.br/apoiepequenosnegocios.
“Participar de eventos como o Prime Day é uma forma de nos impulsionar e dar a novos clientes visibilidade para a nossa marca”, disse Pamela Waldino Linhares, fundadora da Kah-Noa, marca de produtos para cabelos cacheados. “Quando a gente começou a vender na Amazon, o resultado foi surpreendente. Aqui encontramos programas como o FBA – Logística da Amazon, que é muito voltado para o empreendedor e nos impulsionou a levar a marca para milhares de clientes, entregando nossos produtos de forma rápida e confiável”, declarou.
A Amazon inaugurou recentemente um centro de distribuição dedicado a esses vendedores, localizado em Cajamar (SP). “Os estoques ficam lá e fazemos toda a operação. O programa é exclusivo para empresas que são do tipo Simples”, explicou Ricardo Garrido, diretor de marketplace. Outro apoio dado aos pequenos empreendedores é o FBA On Site, programa pelo qual a pequena ou média empresa faz a venda e a equipe da Amazon passa no local para fazer a entrega do produto. Esse serviço é oferecido para todo o Brasil.
Segundo ele, no ano passado esses negócios tiveram crescimento acima de 50% em comparação ao registrado no exercício anterior. Garrido contou que 55% das vendas globais são de pequenas e médias empresas.
Lena Castellón