Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ikea promove compra de móveis usados, em campanha
A Ikea apresenta na Noruega a campanha "The Trash Collection", que promove o novo projeto de sustentabilidade da varejista de móveis, por meio do qual incentiva o consumidor a revender seus itens de segunda mão da marca.
Criado pela Try de Oslo, o esforço destaca, por exemplo, estantes de livros "Billy" quebradas, jogadas em uma lixeira, e mesas "Hemnes" destruídas, abandonadas perto de uma linha ferroviária.
Dirigido por Kavar Singh e Niels Windfeldt, da Aparent, o filme (assista abaixo) está sendo exibido na mídia TV e cinema na Noruega. Os itens despejados também aparecem em anúncios para mídia impressa.
A campanha promove o fato de que a Ikea agora comprará de volta móveis que o consumidor não precisa mais e que o público pode solicitar peças de reposição gratuitamente online e recebê-las via correio, com o intuito de que os noruegueses joguem fora menos itens de mobília.
"Muitos dos nossos móveis vão para o lixo e, com esta campanha, queríamos mostrar como isso não é necessário", declara Tobias Lien, gerente de comunicações de marketing da Ikea na Noruega. "Frequentemente, os produtos estão em ótimo estado ou talvez precisem apenas de algumas pequenas peças. Para mostrar o quão pouco é necessário, coletamos alguns deles e lhes demos uma segunda chance na Ikea".
O impulso de sustentabilidade da Ikea começou como uma campanha de Black Friday, criada pela Edelman do Reino Unido em 2020 (leia aqui) e agora está sendo implementada internacionalmente, tornando-se um serviço permanente em alguns mercados, inclusive na Noruega.
Ficha Técnica:
Client : Ikea Norway
Agency : Try-Oslo
Creative Team : Caroline Riis
Creative Team : Eirik Sørensen
Consultant : Trond Sandø
Project Manager : Marte Heiersted
Designer : Jeppe Gjesti
Designer : Mats Mæland
Designer : Magnus Snickars
Designer : Dennis Magnus-Andresen
Designer : Tommy Lybekk
Designer : Marthe Solli
Advicer : Cecilie Helsvig
Graphic Design : Elise Eik Ismar
Digital Producer : Erik Teigland
Production Agency : Aparent
Director : Kavar Singh
Director : Niels Windfeldt
DP : Oskar Dalsbakken
Producer : Aleksander Aurdal
FAD : Laura Ugolini
BTS photography : Espen Saur
Gaffer : Levi Gawron
Props : Alexei Mokel
Costume : Karoline Austring
Costume : Isabella Mork
Casting : Hannah Foldøy
Production : Espen Saur
Production : Alexei Mokel
Edit : Henrik Pedersen
Online : Sindre Hammersbøen
Grade : Joakim Rissveds
Sound : Andreas Waag Martinsen
Music Supervisor : Thore Garberg
Music Supervisor : Apollo Music
Sang : Hold What You’ve Got
Sang : Joe Tex
Country Marketing Manager : Frode Ullebust
Country Marketing Communication Manger : Tobias Lien
Marketing Communication Specialist : Kristin Berge Jahr
Media Leader : Ulrikke Dahl
Online Content Specialist : Susanne Reinertsen
Online Content Specialist : Beverley Getz Ivin
Integrated Media Manger : Åse-Marit Christensen