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22 Vozes para 2022

Aceleradora Social da P&G lança projeto para jovens

04.08.21

Em sua terceira iniciativa desde que foi lançada, no ano passado, a Aceleradora Social da P&G, plataforma criada para impactar positivamente o cenário social, ambiental e cultural no Brasil, apresenta o projeto 22 Vozes para 2022. O objetivo é identificar futuras lideranças, com idades entre 18 e 24 anos, que tenham ideias brilhantes ou que já atuem em suas comunidades ou em grupos, coletivos ou organizações para capacitá-los e ajudá-los a mobilizar mudanças na sociedade.

A iniciativa, que é liderada pela própria presidente da P&G Brasil, Juliana Azevedo, busca jovens de qualquer parte do país que tenham projetos dirigidos para impacto na sociedade, equidade e inclusão, e sustentabilidade ambiental, temas conectados aos pilares de cidadania da companhia. Os principais critérios de seleção são a atuação do jovem em sua comunidade e o potencial de transformação da realidade em que vive, por meio de seus projetos.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 04, até 03 de setembro, pelo www.aceleradorapgsocial.com.br. A companhia incentiva a participação de jovens que se autodeclarem negros (as), indígenas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTI+.

Os candidatos serão avaliados por uma comissão composta por líderes dos pilares de ESG da P&G e parceiros da empresa, como United Way Brasil, Tree Diversidade e Instituto Proa.

Desde que assumi a presidência da P&G, tenho o propósito pessoal de fazer com que a companhia seja uma força ainda maior para o bem e cada vez mais um agente efetivo na geração de soluções. Os jovens, em especial, são o futuro do nosso país e a esperança para prosperarmos. Por isso, precisamos oferecer ferramentas e oportunidades para que eles se tornem referência e inspiração para a sociedade”, declarou Juliana Azevedo.

Os jovens selecionados serão organizados em duplas de trabalho para receberem mentoria de profissionais da P&G. A intenção é possibilitar a troca de ideias e conhecimento entre os participantes da nova iniciativa. Os profissionais da companhia deverão contribuir com know-how e incentivo ao cooperativismo e construção de rede para as áreas-chave do projeto.

Após a mentoria, a P&G realizará um festival, em que as 22 vozes apresentarão seus projetos para contatos estratégicos que poderão, eventualmente, dar suporte a suas causas. Serão convidados também profissionais dos setores público, privado e terceiro setor para ouvir esses jovens e apoiarem em atividades como treinamento de mídias sociais e gestão financeira.

Os selecionados receberão apoio de R$ 1.000 durante a jornada de dupla de trabalho. Um dos 22 jovens será eleito para receber apoio de R$ 10 mil após o festival.

O período de mentoria tem a duração de três meses. E Juliana fará bate-papos com esses jovens em formato de podcast. Ela explicou que foi definido o número de 22 jovens com potencial de transformação da sociedade para apoiá-los nesse processo. “No novo projeto queremos criar heróis para atuar como referências”, disse a presidente da P&G.

Juliana destacou que o cenário enfrentado hoje por essa população é de muito desânimo. Um em cada quatro jovens não tem ocupação atualmente. Isso se reflete nas respostas dadas a uma pesquisa da FGV, feita neste ano, que mostra que eles estão menos felizes e menos confiantes.

Segundo o estudo, que aborda percepções sobre políticas públicas, o percentual de jovens que acreditam que os brasileiros podem progredir trabalhando caiu de 72% entre 2013 e 2014 para 41% no ano passado (veja quadro acima).

Para a P&G era importante definir como terceira onda de sua Aceleradora Social um projeto para a juventude. A plataforma, que surgiu há um ano, em julho, começou seus trabalhos com uma iniciativa voltada para o combate à covid. Foram inscritos mais de 300 projetos e 25 foram impactados. Eles tinham diferentes áreas de atuação, como educação, renda e saúde.

A segunda onda foi dirigida para projetos de empreendedorismo com foco étnico-racial. Cerca de 220 empresas se candidataram e 25 receberam capacitação e puderam criar novas conexões.

22 Vozes para 2022

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