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Segundo pesquisa, 65% dos brasileiros têm ao menos um serviço
Plataforma dedicada a finanças pessoais, a Finder realizou uma pesquisa em 18 países para analisar a adoção dos serviços de streaming de vídeo e identificar os mais populares no mundo. Segundo o relatório, a Nova Zelândia é a nação com mais adesão a esses provedores, com 65,26% dos entrevistados afirmando que têm ao menos uma assinatura. Em seguida está o Brasil, com 64,58%. A média global é 56%.
Na terceira posição está a Irlanda, com 63,24%. Os EUA ocupam o 6º lugar, com 58,90%.
A pesquisa foi feita via Google Survey e ouviu 28.547 adultos. Ela mostrou que a Netflix é a principal escolha, o que já era de se esperar pelo tamanho da sua base. Do total de participantes, 42% contaram que são usuários da plataforma.
Quanto ao serviço mais popular no Brasil, onde foram entrevistados 1.968 adultos (a empresa informa que a amostra foi representativa), a Netflix igualmente lidera, porém por aqui a adesão é maior do que a média global: 52,69% dos entrevistados. O segundo lugar, pelo relatório, coube para o Amazon Prime Video, com 16,87%. Na sequência está o Disney+, com 12,09%. O Globoplay é o quarto mencionado, com 9,96%, enquanto a Claro Vídeo é a resposta de 2,64% dos adultos.
No Brasil, mais mulheres do que homens tem um serviço de streaming. Delas, 65,98% disseram ser assinantes. No caso deles, o índice é 64,02%. Na análise por faixa etária, é possível descobrir que a que mais adere à Netflix é o grupo entre 25 e 34 anos. No caso do Amazon Prime Video, é a faixa entre 45 e 54.
Outro destaque do relatório usa como base as métricas do Parrot Analytics, que avalia as séries e os programas mais procurados, mais vistos e com maior poder de atração. Pelo ranking das 100 séries mais buscadas, o Brasil está no 13º lugar, dentre 18 países – o Canadá é o que tem mais acesso a esses conteúdos. Vale lembrar que as plataformas demoraram mais para chegar por aqui.
Globalmente, segundo o Parrot Analytics, a série mais procurada é "Attack On Titan", um anime disponível na rede japonesa MBS (também pode ser vista pelo Crunchyroll, outro serviço de streaming, disponível para brasileiros). Em segundo lugar, está “Falcão e o Soldado Invernal”, do Disney+; e em terceiro vem “Game of Thrones”, na HBO Max. A série da Netflix mais procurada no mundo é “Stranger Things”, que ocupa a sétima posição na lista.
De acordo com James Dampney, editor de streaming da Finder, os serviços de streaming rapidamente se tornaram uma forma popular de entretenimento no país. "Com as pessoas passando mais tempo em casa durante a pandemia, não é surpresa que esses provedores sejam tão populares no Brasil", disse. “Mas é uma boa ideia pesar o custo por uso e revê-los frequentemente”, completou.
Hoje, a assinatura da Netflix tem como valor inicial R$ 25,90 (os custos foram reajustados recentemente). Quem quiser aderir ao streaming da Amazon, que faz parte do Amazon Prime, paga R$ 9,90 por mês. O Disney+ cobra pela assinatura básica R$ 27,90. Os planos do Globoplay começam com R$ 19,90. Mesmo valor do HBO Max, que até julho oferecia como primeira faixa R$ 9,95 (o custo era promocional para o lançamento do serviço e agora está atualizado).
O relatório da Finder pode ser acessado aqui.