arrow_backVoltar

Plantão #CodeRed: Liv Up

Marcas e agências: vamos falar sobre o alerta da ONU?

30.08.21

Motivado pelo alerta dado neste mês pela ONU sobre a crise climática, após a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), o sexto em sua história, o Clubeonline tem procurado agências, produtoras, anunciantes, veículos e especialistas no tema para o fomento do debate em torno das mudanças que estão nos afetando hoje e irão nos afetar ainda mais amanhã, se medidas concretas não forem tomadas.

De acordo com esse estudo , o limiar do aquecimento global (1,5 graus Celsius acima do período pré-industrial) será atingido em 2030, dez anos antes do que se projetava. Apontou também que algumas situações são irreversíveis – mesmo que dediquemos séculos para combatê-las.

Com isso, a ONU lançou um alerta vermelho. E pediu a união de governos, empresas e da sociedade para evitarmos uma tragédia climática. Para discutir esse tema e o que pode ser feito pelo mercado de comunicação, criamos a série Plantão #CodeRed, o “código vermelho para a humanidade”, como sinalizou a entidade.

Já contribuíram com a proposta, compartilhando suas análises:

- Raoni Rajão, professor da UFMG e especialista em gestão ambiental, que é um dos participantes do Festival do Clube 2021 falando sobre o futuro do planeta e da Amazônia;
- Rui Branquinho, cofundador e CCO da agência GiveBack;
- Fernando Meirelles, sócio da O2 Filmes e “diretor-metido-a-ambientalista”;
- Marcelo Reis, coCEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made;
- Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura;
- Beto Fernandez, fundador e criativo na Activista Los Angeles;
Cecilia Novaes, sócia da consultoria de pesquisa e estratégia A Arte da Marca e professora da Miami Ad School;
- Fernanda AntonelliManaging Director da Wieden+Kennedy São Paulo.

Agora a palavra está com Diana Medeiros, gerente de PR da Liv Up, foodtech de comida natural e mercado online. Atenta à série, a Liv Up procurou o Clubeonline para enviar seu comentário.




"O amanhã se faz hoje.

O momento é urgente e precisa ser encarado como tal. Desde que a ONU atualizou os dados sobre a crise climática, fazendo a alteração de alerta amarelo para vermelho, é preciso entender que não há mais tempo para esperar, o futuro é agora e precisamos agir.

E a comunicação também deve assumir um papel essencial nesse processo. Tanto o de informar e engajar as pessoas com a causa, quanto o de fomentar essas discussões para todos os steakholders ao redor de uma empresa ou de uma marca.

É ainda a comunicação que deve levar para a empresa o pulso do que está acontecendo no mundo. Ela lê o ambiente, as tendências e as conversas. E transita entre as diversas áreas e departamentos, desde a alta liderança, passando pelo time de pessoas e chegando à operação. É capaz de influenciar e impulsionar pautas importantes para o mundo dentro das salas de reunião das companhias.

Para além da profissional de comunicação, mas como cidadã, vejo com esperança esta nova geração mais preocupada e engajada com o todo, com o entorno e os impactos do consumo para o mundo. Assim como a nova leva de empresas e startups que já nasce com outro olhar e com objetivos que vão além do lucro a qualquer custo. Quando alguém pergunta para a gente, aqui da Liv Up, o que achamos de novos entrantes atuando no desenvolvimento da agricultura familiar ou no mercado de orgânicos, sempre respondemos que ficamos muito felizes. Quanto mais gente envolvida com o objetivo de causar um impacto positivo no mundo, melhor.

Sou privilegiada por trabalhar em uma empresa que já está muito avançada e engajada com o tema e que já nasceu comprometida com a sustentabilidade. Mas acreditamos que a inovação deve ser conjunta, compartilhada e coletiva, e que, assim, vamos construir um sistema que, de fato, apoie a regeneração do meio ambiente, use menos veneno - que agride não só o solo e o entorno, mas a saúde das pessoas - emita menos carbono e que seja a favor da vida. Na Liv Up, chamamos esse sistema de SmartFood, porque entendemos que a comida boa de verdade vai além do prato. É aquela que faz bem para nós e para o planeta, e seguimos comprometidos a fazer hoje, tudo o que não devemos deixar para amanhã."

Diana Medeiros




Quer participar deste plantão? Escreva para redacao@clubedecriacao.com.br.

Plantão #CodeRed: Liv Up

/