Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CVV em campanha pelo Dia de Prevenção do Suicídio
A partir desta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dezenas de "influenciadores", como Sabrina Sato, Ana Maria Braga e Juliana Paes, publicarão em suas redes sociais vídeos marcados como se trouxessem "conteúdo sensível" - geralmente, os próprios algoritmos das plataformas marcam dessa forma posts que tenham cunho sexual ou violência.
No entanto, os vídeos postados pelas "celebridades" trazem a seguinte mensagem: "(...) precisamos parar de cuidar da vida dos outros e começar a cuidar uns dos outros - como vai você?". Espie aqui.
A ação integra a campanha “Conteúdo Sensível”, criada para o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade que atua na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental.
O objetivo da iniciativa é promover reflexões sobre o ódio nas redes sociais, a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental. A expectativa também é atrair mais voluntários para o CVV.
A ação foi idealizada por um coletivo de publicitários e jornalistas, que assina as campanhas de Setembro Amarelo para a CVV há três anos. "Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro: a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma 'celebridade', gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental", conta Eduardo Cabral (da WMcCann), que atua no coletivo.
"A ideia de vazar o conteúdo sensível em grandes contas foi ganhar a pauta de inúmeros veículos, afinal, o que a Sabrina Sato ou Evaristo Costa podem ter publicado que feriu a política do Instagram?", afirma o criativo João Victor Lovise (da SunsetDDB), um dos idealizadores da iniciativa.
"Os maiores nomes da internet sentem a necessidade de falar sobre o tema ao ponto de, perto do mês de setembro, quando ainda não os procuramos com nossa dinâmica do ano, eles nos contatam para saber como será a nova ideia para alertar a sociedade sobre esse importante tema. Sentimos a importância do nosso trabalho dessa forma", ressalta Talita Mendonça (da Vegas), que também integra o coletivo.
Ficha Técnica (voluntários 2021 / #ConteúdoSensível):
Concepção & Produção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise, Talita Mendonça, Mariana Muller, Bruno Simões e Giovanni Pavan
PR: Caroline Cabral e Silvia Rossetto
Apoio: AnaLu Garcia, Matheus Canto, Eric Surita, Will Marinho e Fellini Conti