Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Greenpeace acusa Tesco de ser cúmplice no desmatamento da Amazônia
O Greenpeace do Reino Unido está acusando a gigante dos supermercados Tesco de cumplicidade no desmatamento e incêndios deliberados na Amazônia e em todo o Brasil. Em resposta, o supermercado reiterou seu compromisso com o combate ao desmatamento, ao mesmo tempo em que reconhece que há "mais a fazer".
A entidade faz as acusações em um novo filme, "Tesco’s burning secret" (assista abaixo), criado com a colaboração com do Chicken Fruit Studio.
A peça começa com uma cena da sede da Tesco cercada por chamas, ao lado da pergunta "Do you know Tesco's burning secret?". Em seguida, a linha pontilhada azul do logotipo da rede de supermercados se solta para conduzir o público em uma jornada pelos bastidores da empresa na floresta brasileira.
O Greenpece afirma que todos os supermercados da marca no Reino Unido vendem carne de criação industrial (principalmente frango e porco) alimentada com soja. A Tesco compra frango e suínos britânicos dos fornecedores Moy Park, da JBS, que enfrenta reclamações de desmatamento na Amazônia. Outros clientes da Moy Park incluem a Marks & Spencer e a Sainsbury’s, bem como as cadeias de fast food Burger King, KFC, McDonald’s, Nando’s e Pizza Hut.
O Greenpeace disse que tem como alvo a Tesco com base no fato de que é o maior supermercado do Reino Unido e, portanto, "vende mais carne em comparação aos outros players".
Grande parte do desmatamento é impulsionado pela demanda por terras para o gado e para o cultivo de safras como a soja.
Em junho, ativistas do Greenpeace no Reino Unido já haviam realizado um protesto durante a reunião geral anual da Tesco, segurando letras gigantes soletrando "Crime florestal" e pedindo para que a empresa tire a Moy Park de sua lista de fornecedores.
“O desmatamento de terras florestais para plantações deve parar - estamos comprometidos em cumprir plenamente nossa parte para evitar mais desmatamento. Cumprimos nossa meta de 2020 (...). Reconhecendo que há mais a fazer, definimos uma meta adicional para 2025, para apenas adquirir nossa soja do Reino Unido de regiões com desmatamento zero verificado. Nossos fornecedores atendem aos nossos padrões de desmatamento zero e estamos trabalhando com eles para cumprir nossa meta de 2025", afirmou um porta-voz da Tesco à Campaign.
Com Campaign.