Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Unilever: fundo de R$ 17 mi para acelerar inclusão racial
A Unilever Brasil anuncia a criação do Fundo Afrolever, iniciativa que conta com aporte inicial de R$ 17 milhões e tem o objetivo de criar uma governança centralizada de ações voltadas para acelerar as oportunidades para pessoas negras, tanto internamente como na cadeia de valor da companhia.
O coletivo Afrolever nasceu de um movimento interno liderado por colaboradoras negras, para o desenvolvimento de iniciativas para atração de talentos negros e para estimular o aumento da representatividade racial em cargos de liderança. Segundo a empresa, o Fundo Afrolever é mais um passo da companhia nesta jornada.
"Não é de hoje que a agenda de diversidade e inclusão é estratégica e prioritária para a companhia. Uma organização com a dimensão e o poder de influência da Unilever tem o dever de trabalhar para que as oportunidades sejam acessíveis a todos de maneira igualitária e para que a representatividade negra aumente em todas as esferas que possamos impactar. A criação do Fundo Afrolever visa justamente estruturar as iniciativas de equidade racial para, assim, potencializar a eficiência, o alcance e os resultados destas ações”, defende Gerardo Rozanski, presidente da Unilever Brasil.
O Fundo foi organizado em quatro pilares: Talentos, Marcas, Fornecedores e Comunidade.
Em Talentos, a meta é dobrar, até 2022, a presença de profissionais negros na alta liderança e triplicar na média liderança. Na frente Marcas, o objetivo é acelerar oportunidades com produtos mais diversos e campanhas mais inclusivas. Em relação aos Fornecedores, a companhia quer ajudar a aumentar as oportunidades em toda a cadeia de fornecimento ao incrementando o volume de compras proveniente de parceiros comerciais liderados por grupos minoritários, com foco prioritário em raça. E no pilar Comunidade, a multinacional se compromete a continuar gerando impacto positivo por meio de projetos incentivados, focados em educação, capacitação profissional e inovação. A expectativa da companhia é impactar mais de 550 mil pessoas por meio dessas iniciativas.