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Video Streaming Report

Kantar lança painel com análise de dados de TVs e plataformas

08.02.22

A Kantar anunciou nesta terça-feira, 08, o lançamento do Video Streaming Report, uma solução que faz análise de dados de consumo de vídeo em todas as telas. Estão incluídos canais de TV e plataformas de streaming em um painel atualizado diariamente. O Brasil, mercado em que as pessoas passam quase sete horas em aparelhos de TV todos os dias, é o primeiro país a contar com o serviço.

Segundo a Kantar, 86% das pessoas assistem a vídeos online no país. De acordo com dados da nova solução coletados em janeiro, do tempo de consumo de vídeo no domicílio, 78% são dedicados a emissoras de TV abertas ou pagas e 22%, ao streaming.

O painel do Video Streaming Report contempla dados dos serviços de TV linear e VOD como Netflix, YouTube e Globoplay, entre outros; visualização de dados por alvo; compreensão do consumo de vídeo por dispositivos (desktop, tablet, smartphone e smart TV); curvas de audiência por dia e hora; e tempo gasto e compartilhamento por plataforma.

Para Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media Brasil, uma premissa comum é que as medições de dados de vídeo precisam antecipar as tendências de consumo. "Vídeo é notícia, entretenimento, publicidade, engajamento, comércio, experimentação, aprendizado e muito mais. A Kantar medirá este comportamento fluído dos consumidores para que campanhas publicitárias sejam assertivas e alcancem eficácia mensurável". Ela conta que já são clientes Globo, Google, Record e SBT.

A Kantar informa que, para a nova medição, investiu em uma tecnologia que possibilitou a implantação do medidor chamado Focal Meter no painel de audiência, criando o Painel 2.0. Ele mensura o consumo de vídeo de todas as telas numa rede doméstica, em conformidade com os padrões e regulamentos da Lei de Proteção de Dados.

Relatório

A empresa apresentou alguns dados de um relatório que envolve cerca de 3400 domicílios, com e sem banda larga. Eles foram coletados entre os dias 01 e 24 de janeiro de 2022.

Entre os destaques estão:

- A distribuição do consumo de emissoras de TV e plataformas digitais muda entre os públicos analisados. As principais diferenças estão na proporção de consumo do público entre 12 e 17 anos. 58% do tempo que eles passam assistindo conteúdo de vídeo é dedicado a emissoras de TV e 42% às plataformas de streaming. Já entre o público com idade acima de 60, 91% do tempo que eles passam consumindo vídeo é reservado às emissoras contra os 9% ao streaming.

- Os horários nos quais as pessoas mais consomem vídeo online são entre 20h e 22h, mesmo horário nobre do consumo de televisão. No entanto, também vemos um consumo expressivo por volta das 14h. É importante destacar que janeiro pode sofrer o impacto das férias escolares.

- A TV é o device no qual as pessoas passam mais tempo consumindo vídeo por streaming (55%), seguido do smartphone (36%). Mas, quando se trata de pessoas entre 18 e 24 anos, o consumo muda e o principal device é o smartphone (46%).

Video Streaming Report

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