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Estudo da Meta foca mudanças culturais e futuro das compras
A Meta divulgou um estudo feito por sua equipe de pesquisa de marketing e insights, Facebook IQ, sobre as principais mudanças na sociedade e na cultura que estão moldando o futuro das compras e do comércio. O Culture Rising: Relatório de Tendências de 2022 revela conversas que ganharam força no Facebook e Instagram. Mais de 600 mil tópicos de conversação foram analisados e foi feita uma pesquisa com 36 mil usuários dessas plataformas.
Entre as principais mudanças detectadas estão:
• As marcas abraçarão mais abertamente o ativismo, fazendo parcerias com comunidades relevantes e usando suas vozes para amplificar o orgulho, incentivar a aceitação e impulsionar mudanças reais. Globalmente, 47% dos entrevistados dizem que a sociedade é mais inclusiva agora do que há um ano, especialmente os millenials;
• As lojas físicas tradicionais estão adotando um modelo híbrido que integra mais fortemente o digital com o presencial, à medida que as compras no varejo retornam ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico continua forte.
• As compras instantâneas estão em alta. Houve um grande aumento nas compras online, no uso de aplicativos de varejo, no live shopping, na retirada em loja e no uso de QR code. Os grupos mais abertos a novas experiências de compras são os pais, os grupos de maior renda, casais e mulheres.
Assuntos em alta
Segundo o relatório, 69% das PMEs em todo o mundo relataram que as ferramentas digitais impactaram positivamente seus negócios durante a pandemia. Como consequência, a atenção sobre o marketing digital e as redes sociais ganhou relevância. Prova disso é o aumento das buscas por temas relacionados.
Entre os assuntos e as hashtags que mais tiveram crescimento de busca no último ano estão:
• Marketing Digital –+79% globalmente no Facebook
• Empreendedorismo – +56% globalmente no Instagram (vs. 87% no Brasil)
• Mulheres empreendedoras – +54% globalmente no Facebook.
O estudo pode ser baixado aqui.