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Projeto do Google e Potências Negras atrai 500 profissionais
O Google ainda está finalizando os dados relativos à Feira de Talentos BlackChain, realizada nesta quarta-feira, 16, que conectou profissionais negros a 12 agências que ofertaram, no total, 120 vagas. A iniciativa foi criada pelos times de Agências e de Marketing do Google Brasil, em parceria com o projeto Potências Negras, voltado para o desenvolvimento e a inclusão de profissionais pretos. Realizado de forma virtual, o evento atraiu cerca de 500 participantes.
Os números surpreenderam. Não apenas dos candidatos que buscaram o evento, como da própria quantidade de agências parceiras do projeto e também do total de vagas. Embora haja o desejo de realizar uma nova edição, o Google ainda precisa completar a análise do projeto para bater esse martelo. “Fomos procurados por outras agências interessadas em participar de uma segunda fase”, conta Aline Moda, diretora de Agências do Google Brasil.
A feira reuniu as seguintes parceiras: Africa, AlmapBBDO, Artplan, Convert, Blinks Essence, Cadastra, DPZ&T, i-Cherry, Mirum, Publicis, Raccoon & Media.Monks, Suno e WMcCann. Antes do evento, elas passaram por um treinamento sobre letramento racial conduzido pelo AfroGooglers, o comitê do Google responsável por promover diversidade racial e inclusão na companhia no Brasil, junto com o Potências Negras e o time de agências do Google. Esse processo durou dois dias.
As agências também responderam a questionários elaborados para o evento e tiveram um preparo sobre cultura inclusiva e diversa no trabalho. Aline revela que mil pessoas participaram do letramento racial. Os treinamentos visaram ajudar as empresas a propor espaços seguros e acolhedores. Isso porque um dos desafios é fazer com que as pessoas negras se reconheçam no ambiente de trabalho e encontrem meios de crescer no emprego.
A Feira de Talentos BlackChain buscou potenciais candidatos que já tinham certificados nos treinamentos do Google voltados à comunidade negra feitos para profissionais de publicidade, um trabalho realizado desde 2015. Os interessados não precisavam morar em São Paulo, mas deveriam ter condições de mudar para a cidade dependendo das características da vaga e do modelo de trabalho da agência.
Para participar do evento era preciso ter se certificado no Black Ads Academy, programa de treinamento em marketing digital com foco na certificação oficial do Google Ads e outras soluções de publicidade da companhia. Eles foram realizados em 2020 e 2021. Também podiam se candidatar quem tivesse feito o Black Data Academy, treinamento intensivo focado no desenvolvimento e capacitação em Google Analytics e ferramentas de dados e insights do Google. Outra possibilidade era ter participado de uma das Mentorias Google BlackChain, em que profissionais experientes do mercado, vindos das agências parceiras, trocaram experiências com talentos negros.
“O Google tem esse trabalho de capacitação feito pelo time de Marketing. É o caso do Black Ads Academy. A gente estava idealizando a possibilidade desses talentos entrarem nas agências, já que há um gap. Então, nos organizamos para fazer essa junção e gerar oportunidades para todos”, esclarece Aline. Para isso, foi preciso desenvolver um trabalho prévio, como constituir as mentorias. Após quase um ano de dedicação foi organizada a feira de talentos.
Esse esforço leva a diretora de Agências a salientar que os números podem ser bons para esse primeiro evento, mas que ele também trouxe resultados satisfatórios pela qualidade do que foi preparado e apresentado.
Como foi
Cada agência tinha sua sala virtual e os candidatos, ao entrar nesses espaços, eram recebidos por profissionais da agência que faziam a apresentação da casa e explicavam por que seria bom entrar no time. “As agências fizeram pitchs”, completa Aline. As vagas ofertadas eram, no mínimo, 5 em cada agência. Havia postos como coordenador de mídia e assistente de Business Intelligence. O passo seguinte da iniciativa fica com as contratantes, que farão a triagem de candidatos.
No caso do Google, a companhia pretende fazer acompanhamento dos resultados da iniciativa. A intenção é checar se os candidatos contratados permaneceram na empresa e encontraram meios de serem promovidos na agência. “Queremos aprofundar o aprendizado que tivemos com esse projeto”, diz Aline.