Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
D&AD anuncia não aceitar inscrições da Rússia
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou, na semana passada, que agências e anunciantes russos não seriam mais elegíveis a disputar troféus em 2022 e os delegados dessa nacionalidade não poderiam participar do evento (leia aqui). Agora, o londrino D&AD comunica que também não está mais aceitando inscrições da Rússia no D&AD Awards e New Blood Awards deste ano, por conta da invasão à Ucrânia.
Em 28 de fevereiro, a organização havia declarado que continuaria a permitir a participação de comunidades criativas russas, mas faria uma doação ao Art Directors Club of Europe Ukraine em apoio à Ucrânia.
No entanto, a organização agora voltou atrás em sua decisão anterior. Em nova declaração, o D&AD informa: "Como o conflito continuou a aumentar a um ritmo alarmante na semana passada, reconsideramos nossa posição e tomamos a decisão de remover todas as inscrições russas de nossas duas premiações este ano e não aceitaremos mais inscrições de empresas ou indivíduos russos."
O D&AD acrescentou que pretende manter suas linhas de comunicação abertas com colegas russos que se opõem à guerra na Ucrânia. Prometeu reembolsar suas taxas de inscrição, incluindo alunos e tutores do New Blood Awards.
A ideia ainda é fazer uma doação para o Art Directors Club of Europe Ukraine "se e quando eles puderem aceitá-la", ou doar para iniciativas alternativas de apoio a criativos ucranianos.
Recentemente, festivais de cinema europeus barraram delegações russas, leia anterior sobre o assunto aqui.
Nesta terça-feira (8), McDonald's e Starbucks anunciaram que irão suspender suas operações no país (leia aqui). Diversas outras marcas decidiram deixar de oferecer serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a Apple, Nike, Ikea, Microsoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMW. Mais recentemente, essa semana, Unilever, Coca-Cola e Pepsi engrossaram a lista.
As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard comunicaram neste final de semana a suspensão de seus serviços na Rússia, leia aqui. A plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou neste domingo (6) a suspensão de transmissões ao vivo na Rússia, aqui.