Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dentsu também deixa Rússia
A Dentsu International acaba de anunciar que está em processo de transferência da propriedade de sua joint venture na Rússia para seu parceiro local, após a invasão da Ucrânia.
"Mais de 90% dos negócios na Rússia atendem clientes locais. Não foi uma decisão fácil, pois temos 1,5 mil profissionais no país que apoiaram a Dentsu e nossos clientes por muitos anos", escreveu em comunicado a holding japonesa, que trabalha com o parceiro no país há 25 anos.
"Estamos no processo de transferir a propriedade de nossa joint venture na Rússia para este parceiro local que operará de forma independente no futuro", comunica o grupo.
A Dentsu International é mais uma das grandes holdings a deixar a Rússia, como resultado da invasão da Ucrânia. Nesta segunda-feira, o IPG também anunciou a suspensão de suas operações no país e, nesta terça-feira (15), foi a vez do Publicis Groupe comunicar a interrupção de suas atividades na Rússia (leia aqui).
Antes disso, o WPP suspendeu as operações no país em 4 de março, leia aqui, e a Accenture tomou a mesma decisão na semana passada, aqui.
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou recentemente que agências e anunciantes russos não seriam mais elegíveis a disputar troféus em 2022 e os delegados dessa nacionalidade não poderiam participar do evento (leia aqui). Na semana passada, o londrino D&AD comunicou que também não está mais aceitando inscrições da Rússia no D&AD Awards e New Blood Awards deste ano, por conta da invasão à Ucrânia (aqui).
Festivais de cinema europeus barraram delegações russas, leia anterior sobre o assunto aqui.
Semana passada, McDonald's e Starbucks anunciaram que irão suspender suas operações no país (leia aqui). Diversas outras marcas decidiram deixar de oferecer serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a Apple, Nike, Ikea, Microsoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell e BMW. Unilever, Coca-Cola e Pepsi engrossaram a lista.
As operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard comunicaram a suspensão de seus serviços na Rússia, aqui. A plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok anunciou no último dia 6 a suspensão de transmissões ao vivo no país, aqui.