Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pinterest traz para o Brasil ferramenta de pesquisa de tipo de cabelo
O Pinterest se posiciona como “uma das maiores plataformas de beleza do mundo”, já que milhões de pessoas buscam novas ideias sobre beleza na plataforma. A empresa aponta que, de 2020 para 2021, o número de pesquisas na categoria beleza aumentou 35% globalmente e no Brasil, segundo dados internos.
Agora o Pinterest decidiu facilitar no Brasil a busca de pins que inspirem, fornecendo conteúdos relevantes e personalizados que tenham foco no tipo de cabelo. A ferramenta dirigida para essa pesquisa é uma forma de garantir que as pessoas se sintam representadas. Desse modo, podem encontrar criadores de conteúdo negros, latinos, indígenas e asiáticos.
Por meio da detecção de objetos por tecnologia de visão por computador, a pesquisa por tipos de cabelo permite que as pessoas refinem as buscas usando seis tipos diferentes: penteados/ protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e careca/raspado. Quando uma pessoa fizer uma consulta como "penteados" ou "ideias para cor de cabelo", ela pode refinar a pesquisa selecionando um dos seis padrões de cabelo diferentes, detectados em mais de 500 milhões de imagens na plataforma.
A ferramenta foi lançada nos EUA, no Canadá, Reino Unido, na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia em agosto de 2021 e explora o primeiro recurso de produtos inclusivos do setor, a gama de tons de pele do Pinterest, disponível desde 2018 (leia o que publicamos a respeito aqui). A partir de agora, além do Brasil, ela pode ser acionada por usuários no México, na Argentina, Colômbia, França, Espanha, Itália, Alemanha e Áustria.
A equipe de produtos inclusivos do Pinterest, dedicada a trazer equidade no desenvolvimento da IA, trabalhou com criadores de conteúdo BIPOC (pessoas negras, indígenas e não brancas) para ajudar na criação e no design do produto.
"Queremos que as pessoas no mundo todo descubram ideias personalizadas, relevantes e que reflitam sua essência. É por isso que criamos a pesquisa de tipo de cabelo usando tecnologia de visão por computador para ajudar a identificar tipos de cabelo nas imagens. Ao fazer isso, esperamos conseguir usar a tecnologia em definitivo e facilitar para as pessoas encontrarem inspiração para seus cabelos”, declarou Annie Ta, chefe de produtos inclusivos do Pinterest.