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Fridays For Future: se a geração Z não ligar para o clima, quem irá?
Para a geração Z, mudança climática é uma tema muito sério. Incêndios florestais recordes na mídia, fundos de ajuda para cidades devastadas por furacões aparecendo nas redes sociais, pandemia. Muitos desses jovens têm visto esses assuntos numa fase em que começam a vida adulta. Por causa desse custo emocional que é testemunhar a destruição do meio ambiente mais os problemas habituais da adolescência, 76% dessa geração consideram a crise climática uma das maiores preocupações da sociedade, de acordo com uma pesquisa de 2021 da Pew Research.
Se com as gerações anteriores, os efeitos dessas mudanças eram vistos como algo distante ou como um exagero da ciência ou dos ativistas, o que aconteceria se os jovens de hoje tratassem o futuro do planeta da mesma forma que seus antecessores? Esse é o mote do filme “We Don’t Care”, criado pela Fred & Farid Los Angeles para o movimento Fridays For Future dos EUA.
Para quem não sabe, o Fridays For Future foi lançado em 2018, quando a estudante sueca Greta Thunberg iniciou uma greve escolar para chamar atenção da população para as mudanças climáticas. Desde então, ele virou global, unindo pessoas em mais de 100 países para protestar em frente a instituições do governo e divulgar a gravidade da situação do planeta.
Nesta sexta-feira, 25, está programada uma marcha global de protesto e a nova campanha provoca as pessoas a pensarem como todo e qualquer esforço é necessário. O filme traz a pergunta “Se as gerações atuais não se importam com o futuro do nosso planeta, quem se importará?”, alertando para a necessidade de ação imediata.
No comercial, pré-adolescentes que parecem legais e descolados questionam a legitimidade e o propósito das preocupações com as mudanças climáticas. Eles replicam a retórica sustentada nas últimas décadas. Os jovens andam de skate, cantam, brincam e demonstram não se importar com o mundo.
A agência explica que, embora a energia do filme seja alegre, a mensagem é de alerta. É preciso transformar a apatia, que nos é familiar, em preocupação séria e urgente.
CREDITS:
Title of ad: We Don’t Care
Client: Fridays For Future U.S.
Fridays for Future U.S. Organizer: Katharina Maier
Fridays for Future U.S. Organizer: Liv Schroeder
Agency: FRED & FARID Los Angeles
Chief Creative Officers: Fred & Farid
Creative Director: Nicolas Berthier
Art Director: Radouane Guissi
Copywriter: Ciana Alessi
Agency Supervisor: Jules Chaffiotte
Executive Producer: Amanda Van Caneghem
Director: dream inc.
Cinematographer: Amos Le Blanc
Producer: Julia Fae
Stylist: Briana Walden
Stylist assistant: Namwan Preechapatananon
AD: Julia Fae
Art Director: dream inc.
location sound: Carter Imperial
Post production: dream inc.
Colorist: dream inc.
Editor: Thank
Sound Design & Mix: Defacto Sound