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Lollapalooza 2022

Os números do festival - e as reprises

31.03.22

O Lollapalooza Brasil deste ano fechou suas portas no domingo 27, mas seus resultados ainda estão sendo contabilizados. A Time For Fun (T4F), realizadora do festival, que foi o da retomada dos grandes eventos musicais, informou que estiveram no Autódromo de Interlagos 302.235 pessoas, que curtiram mais de 68 horas de música nos três dias do Lolla. Os shows também atraíram público diante da telinha. O Multishow celebra a liderança da audiência da TV por assinatura entre jovens de 18 e 24 anos durante todo o festival.

No balanço da T4F não está o dia extra que o Lolla teve. Na quinta-feira 24, véspera da abertura oficial, a Chevrolet, um dos patrocinadores máster, promoveu o Onix Day e reuniu 40 mil pessoas, segundo a companhia. O dia exclusivo contou com shows de Doja Cat, Machine Gun Kelly, Kehlani e Pabllo Vittar, que foram vistos por proprietários de modelos Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus, ganhadores de uma ação promocional, influenciadores e convidados.

Já nos dias oficiais do Lolla, o público se distribuiu desta maneira: 100.980 pessoas na sexta; 103 mil no sábado; e 98.255 no domingo.

Nesta edição, a nona, o festival bateu o recorde de patrocínios. Segundo a organização, foram 21 parceiras, sendo 6 novas e 15 renovações. Além de Chevrolet, são patrocinadores máster Adidas, Budweiser, Doritos e Vivo. A operadora batizou o espaço vip (Lolla Lounge) e as demais, os palcos. Veja aqui como as marcas planejaram suas ativações.

Media partner, o Grupo Globo – que montou um espaço com rooftop que dava visão para o palco Budweiser – apresentou um projeto multiplataforma de transmissão, que integrou Multishow, Canal Bis, TV Globo e Globoplay e mobilizou uma equipe composta por mais de 830 profissionais.

No Multishow e Canal Bis, foram mais de 60 horas de transmissão no total, incluindo linear e digital, contabilizando os três dias em cada um dos canais. Fora a liderança de audiência entre os jovens, o Multishow comunicou que garantiu a maior cobertura entre mulheres e o segundo lugar geral em alcance, impactando mais de seis milhões de pessoas com a transmissão ao vivo dos shows. Os dados são do Kantar Ibope Media.

Na TV aberta, a Globo destacou que foram mais de três horas de near live com os melhores momentos do Lolla exibidos nas três noites, com apresentação de Marcos Mion. De acordo com a emissora, o alcance foi de 12,5 milhões de pessoas. Os três dias de transmissão registraram uma média de 4 pontos de audiência e 29% de share no PNT (Painel Nacional de Televisão). Foi o maior share do festival desde 2017.

Compacto na Globo e reprises no Multishow e Bis

Quem perdeu alguns dos momentos mais comentados do festival nas redes terá a chance de conferir uma parte deles em um compacto especial de 50 minutos neste sábado, 02, após o “Supercine”. A Globo selecionou destaques do Lolla e nele devem brilhar nomes como a da banda Black Pumas e o de Miley Cirus, que recebeu Anitta no palco (o encontro das duas musas pop pode ser conferido aqui).

No Multishow e no Canal Bis serão apresentadas reprises de shows ao longo de oito semanas. O Bis já deu largada a essa maratona, na terça-feira (29). No canal, serão exibidos 8 shows na íntegra (cerca de 60 min cada). No Multishow, a jornada dá largada no domingo, 03. Também serão oito shows, mas a duração será menor: 23 minutos.

A cobertura do evento também movimentou o Globoplay. No final de semana do Lolla, 50% do consumo do Globoplay +Canais ao vivo foi no Multishow e no Bis, aumentando a média diária de consumo dos dois canais em nove vezes em comparação com os demais dias de março.

O sucesso do festival se refletiu ainda no digital, que teve oito hashtags do Multishow e do Canal Bis nos Trending Topics mundiais, além de outros 16 que ficaram entre os Trending Topics Brasil. Ao todo, foram 60 milhões de views nas redes sociais das marcas nos três dias do Lolla (dados de Emplifi (Facebook e Instagram) e Twitter Analytics).

Reciclagem

Marca que subiu seu investimento no evento, saindo de apoiadora em 2019 para patrocinadora em 2022, a Coca-Cola levou o conceito “A Magia Acontece” para Interlagos, criando a Arena Coca-Cola no autódromo. Em parceria com o festival e com a Braskem, que fez sua estreia no Lolla, a companhia assegurou que as 16 mil garrafas (mini pets) que distribuiu na ativação vão voltar ao mercado como matéria-prima para outros produtos, completando o ciclo da logística reversa.

A Braskem foi a responsável pela coleta e separação de todos os resíduos do evento. De acordo com ela, ao todo 130 mil itens plásticos foram recolhidos.

Ainda sobre a Arena Cola-Cola, o espaço teve um line-up com DJs e ainda contou com um grupo de dançarinos. A pista sempre esteve lotada.

Chuva

O festival enfrentou problemas devido às chuvas que ocorreram na região. Logo no primeiro dia, marcado também por ventos fortes e intensos, aconteceu um acidente, que foi comentado pelas redes. Uma torre de iluminação na área ocupada pela Chevrolet caiu e feriu uma pessoa.

A esse respeito, a empresa divulgou esta nota: “Durante uma tempestade, com chuva acompanhada de fortes ventos nesta tarde de sexta-feira, dia 25 de março, durante o festival Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, uma torre de iluminação do estande da Chevrolet caiu e feriu uma pessoa. A patrocinadora e a T4F, organizadora do evento, isolaram imediatamente a área e prestaram socorro à vítima, que está consciente e sem risco de vida. A estrutura contava com todas as autorizações, alvarás e vistoria de bombeiros exigidas por lei.

A chuva afetou o funcionamento do McDonald’s também. Na sexta-feira, o restaurante montado em Interlagos, uma operação que contava com duas cozinhas, teve de fechar. Com a intensidade dos ventos e a tempestade, uma estrutura de madeira rachou e o local foi interditado pelo restante do dia. Outro resultado de tanta chuva foi a lama que se formou na área. Mesmo na região reservada para descanso, com redes, ficou difícil transitar. Ou seja, não dava para descansar.

O tempo melhorou no sábado, mas voltou a chover no domingo. Por volta das 13h, a organização pediu para o público se afastar de estruturas metálicas. Mas pouco depois, com a diminuição da chuva, ele pode retomar o espaço. Um dos artistas do line-up, porém, foi prejudicado. O rapper Rashid não pode realizar seu show. Em 2019, pelo mesmo motivo, ele perdeu a chance de se apresentar.

Conteúdo pelas marcas

Os espaços montados pelas marcas foram muito disputados pelo público. Segundo a Melissa, que batizou o seu de The Translucent Box, que tinha paredes transparentes, com iluminações coloridas à noite, foram mais de duas mil pessoas visitando o local. Dentre as atrações, o destaque para o público foi uma experiência criativa com o Jelly 360º, uma plataforma para gravação de vídeos 360º, e distribuição de brindes originais e exclusivos de Melissa para o LollaBR, como chaveiros, brincos e cangas para quem participou.

A ação contou ainda com lives transmitidas pelo YouTube da marca, diretamente do espaço Jelly TV, estúdio fechado de onde a apresentadora Babi Thomaz entrevistou artistas e influenciadores sobre temas como moda, música e originalidade. Entre os visitantes estiveram a cantora Marina Sena, que esteve no line-up, e o humorista e influenciador Esse Menino.

A Budweiser também contou com um estúdio em seu espaço. A marca convocou 100 criadores, da música aos esportes, para produzir conteúdos sobre o Lolla. No estúdio, aconteciam bate-papos com artistas. Um dos convidados do domingo já deu a deixa do que iria ocorrer no show de encerramento do festival. No sofá branco do estúdio, trocaram ideias Emicida e Mano Brown. O bate-papo, entre outros, pode ser conferido no canal Budplay, no YouTube.

Pouco depois desse encontro, os dois estavam juntos no palco Budweiser na apresentação que prestou homenagem a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, que morreu na sexta 25. Estiveram lá também Rael, Criolo, Drik Barbosa, Bivolt, KL Jay, Ice Blue, Planet Hemp e Ego Kill Talent.

O Foo Fighters iria fechar o Lolla 2022, mas a morte de Taylor mudou tudo. O show especial foi antecedido por um vídeo com Perry Farrell, criador do festival e vocalista do Jane’s Addiction, falando do baterista e relembrando momentos com ele. Essa foi a maneira de a organização homenagear Taylor Hawkins e o Foo Fighters, a grande atração do primeiro Lollapalooza realizado no Brasil, em 2012, e que seria um dos principais nomes desta edição da retomada.

Lena Castellón

Lollapalooza 2022

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