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WT cria jeans para Cleópatra, em prol do meio ambiente
Com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a poluição causada pela indústria da moda, a Wunderman Thompson e a empresa de tecnologia TG3D Studios, de Taiwan, desenvolveram uma calça jeans feita sob medida para servir em Cleópatra, rainha nascida em 69 a.C. e que governou o Egito durante 22 anos.
A ação surge num cenário em que 85% de todos os têxteis são jogados fora todos os anos (segundo pesquisa da Unece de 2018) e uma grande parte deles é resultado de compras de roupas devolvidas (principalmente aquelas adquiridas via comércio eletrônico), criando 2,3 bilhões de quilos de resíduos e 15 milhões de toneladas de carbono anualmente, somente nos EUA (Optoro, 2019).
Segundo a agência, grande parte disso acaba em aterros sanitários, um desperdício de energia, carbono e água. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de jeans, um dos "tecidos mais poluentes de se produzir".
Para trazer luz ao problema, o projeto Cleopatra's Jeans combinou pesquisa histórica com coleta de dados. Foram feitas as medidas de centenas de mulheres egípcias contemporâneas que se assemelham à antiga rainha, de acordo com arquivos históricos e dados genéticos. Com isso, os dados de medidas corporais de Cleópatra foram calculados e usados para projetar e produzir uma calça jeans perfeitamente ajustada, especificamente adaptada para a rainha egípcia.
A proposta é demonstrar a possibilidade de criar um ajuste perfeito para qualquer pessoa no mundo, abrindo um caminho para um futuro em que cada pedido pode ser adaptado perfeitamente ao cliente – o que significa sem devoluções e sem desperdício.
Os jeans foram apresentados em um evento de lançamento no Fashion for Good Museum, museu dedicado à moda sustentável em Amsterdã. Durante o evento, a especialista em jeans Mariette Hoitink, da House of Denim Foundation, e líderes da indústria da moda do futuro do Amsterdam Fashion Institute, discutiram resíduos têxteis e possíveis soluções.
"A moda tem um desafio com o desperdício, todos sabemos disso. Devemos comprar menos e de forma mais consciente. As indústrias de moda e jeans estão trabalhando duro para resolver isso – mas a tecnologia será o fator crucial que fará a diferença na corrida contra o desperdício", observa Mariette Hoitink, fundadora da House of Denim Foundation.
"Usar a inovação para fazer um par de jeans para alguém que morreu milhares de anos antes de o jeans ser inventado não é apenas incrível, mas também mostra como a digitalização do corpo pode desempenhar um papel na criação de uma indústria da moda mais sustentável", avalia Carlos Camacho, diretor executivo de criação da Wunderman Thompson Amsterdam.
Na ficha técnica está a produtora de som brasileira Canja Audio Culture.
Ficha Técnica:
Wunderman Thompson:
Global CCOs: Bas Korsten & Daniel Bonner
APAC CCO: Sheung Yan Lo
Wunderman Thompson Amsterdam:
Executive Creative Director: Carlos Camacho
Head of Art: Tunchan Kalkan
Producer: Martijn van Hees
Senior Creatives: Jasper Korpershoek & Khlaus Feldhaus
Web Designer: Nando Correa
Project Manager: Charlotte Lilly
Wunderman Thompson Hong Kong:
Managing Director: Matt Parry
Associate Creative Director: Kiefer McKenzie
Senior Creative: Paddy O’Mahoney
Digital Creative: Nicole Hedemann
Account Head: Sandra Gin
Web Developer: James Yong
Motion Graphic Designer: Tim Arnolds
PR Director: Jessica Hartley
Production & Post Production: Macarena Films
Sound Studio: Canja Audio Culture
Photographer: Ale Burset