Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
BK: projeto de 10 meses para embarcar na série
A quarta temporada de “Stranger Things” já está no ar. Uma das mais badaladas séries da Netflix, a produção estreou nesta sexta-feira, 27, o Volume 1 da nova fase (a trama está dividida em duas partes, com o Volume 2 se iniciando no dia 01 de julho). E as ações das marcas envolvendo os personagens da estranha cidade de Hawkins estão em pleno funcionamento.
Uma delas, o Burger King, embarcou no clima da série com um projeto que levou dez meses entre parceria, planejamento e execução. O resultado está no cardápio, no aplicativo e em alguns restaurantes da rede, sobretudo em duas unidades da capital paulista que estão com uma decoração tematizada que promete atrair fãs para fazer selfies em profusão.
Além disso, a empresa lançou uma campanha, assinada pela David São Paulo, para divulgar seu lanche especial, o Stranger Menu.
A novidade entrou para o cardápio, em edição limitada, na véspera da estreia da quarta temporada (na quinta, 26). O Stranger Menu é um combo formado por Waffle Burger, Batata Hellfire, Sundae Demogorgon e uma tatuagem temporária exclusiva, tudo oferecido em uma caixa criada para fazer parte do contexto. E com direito a ativações temáticas criadas pela TracyLocke (leia outros detalhes sobre os ambientes e sobre o que foi feito no app da rede em “Ações aquecem estreia da nova temporada”).
No comercial – veja mais abaixo –, a locução diz que "o mundo invertido não está só em Hawkins". O filme chama atenção para os lanches criados para celebrar a série, como o Waffle Burger, que remete ao alimento preferido da personagem Eleven. A peça faz referência ainda a elementos presentes na nova temporada, como o Clube Hellfire. E destaca o aplicativo invertido do BK.
Conexão via conteúdo
Juliana Cury, diretora de marketing e inovação da BK Brasil, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no país, contou ao Clubeonline como o projeto foi criado. “Foi bastante tempo para o desenvolvimento: dez meses. Teve toda a parte de negociação da parceria, a concepção de produto, que foi a parte mais demorada – fizemos vários conceitos –, e depois veio a ideia criativa”.
Ela explicou que a campanha foi muito orientada pela experiência que o Burger King quis criar para o consumidor. “Foram dez meses de trabalho intenso”, reforçou.
A rede procurou a Netflix para estabelecer uma parceria porque trata-se de “um conteúdo que tem muito a ver com a marca”, destacou Juliana. Afinal, a série conversa com o público jovem, que é o prioritário para a empresa. “Tem entretenimento, tem mistério, tem diversão”, completou. Por isso, o Burger King fez a aproximação com a Netflix para poderem desenvolver um projeto.
A parceria evoluiu ao longo do tempo. No início, a proposta estava mais orientada a ter um combo ligado à série. “Depois, descobrimos uma série de outras coisas que queríamos fazer, como a ativação de loja”.
As grandes experiências estão sendo oferecidas nas unidades da avenida Paulista e da Praça Panamericana, na cidade de São Paulo, mas outras ativações menores serão executadas em vários restaurantes pelo Brasil.
Fazer associação com um fenômeno popular dentro do entretenimento é uma estratégia que caiu no gosto do BK, que pela primeira vez faz um investimento desse porte em um projeto ligado a conteúdo no Brasil. “Definitivamente, a gente entendeu que é um jeito de a marca se comunicar, conectando-se com outros ícones da cultura e fazendo com que os clientes tenham uma experiência dentro dos nossos restaurantes”, afirmou Juliana. Não há nada fechado no horizonte, assinalou a executiva. “Mas gostamos muito e aprendemos muito”, completou.
Lena Castellón
Ficha Técnica
Agência: DAVID
Campanha: BK + Netflix - ST4
Cliente: Burger King Brasil
Produto: Institucional
Global CCO: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
Global PR Director: Sandra Azedo
ECD: Edgard Gianesi, Renata Leão
Diretores de Criação: Fabrício Pretto, Rogério Chaves
Criação: Renato Simon, André Mezzomo, João Siqueira
Atendimento: Tom Gil, Cacá Franklin, Maria Arruda, Carol Cury
Produção: Fernanda Peixoto, Ariama Pereira, Leticia Brito
Arte Final: Victor Peccia
Revisão: Ava Silva
Planejamento: Luciana Mendes, Carolina Silva, Angel Pinheiro
Mídia: Marcia Mendonça, Thomaz Chamiso, Leonardo Berenguer, Pedro Graça, Guilherme Garcia
Inovação e Tecnologia: Toni Ferreira, Gustavo Nanes
Social Media: Maike Maio, Marcelo Reis, Victor Goes, Ully Correa
Data Intelligence: Mailson Dutra, Ana Veiga, Bruno Moura
Aprovação do cliente: Ariel Grunkraut, Juliana Cury, Daniel Packness, Pedro Laguárdia, Marcella Gil
Produtora de Imagem: Soma
Direção de Cena: Lipp Sant'angelo
Produção Executiva: Márcia Lacaze
Diretora Operacional e de Atendimento: Adriana Pavan Samara
Atendimento: Adriana Pavan Samara
Head de Produção: Marcia Lacaze
Coordenação de Produção: Claudia Moraes
Diretor Fotografia: Felipe Hermini
Pós-produção: Átomo VFX
Coordenação de Pós-produção: Rafael Malavasi
Atendimento de Pós-produção: Adriana Pavan Samara
Montador: Filipe Rizzo
Color: Psycho N' Look
Produtora de Som: Jamute
Mixagem: Fernanda Galetti, Rafael Laurenti e Otavio Bertolo
Finalização: Fernanda Galetti, Rafael Laurenti, Otavio Bertolo
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate, Erika Santana
Coordenação: Julianna Zuppo, Leo Vieira
Locução: Mauro Horta