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Google conquista GP de Mobile
Um trabalho sobre o qual não pairou dúvida: era ele o GP. “Real Tone”, do Google, arrebatou o júri de Mobile e conquistou o prêmio máximo da categoria no Cannes Lions 2022. O projeto consiste no uso de uma tecnologia que faz ajustes nas imagens captadas por celulares da companhia, o Pixel, para apresentar de forma mais adequada o tom da pele negra. Para isso, a empresa envolveu profissionais negros do Google, que ajudaram a testar a novidade e indicando melhorias.
A tecnologia virou uma campanha criada pela GUT Miami, “Seen on Pixel”, que foi exibida no intervalo do SuperBowl deste ano (saiba mais sobre o trabalho aqui). Outras empresas foram parceiras do projeto: T Brand Studio (Nova York), W+K Portland, 1StaveMachine, Rock Paper Scissors (ambas de Santa Monica/ EUA), Pretty Bird e Stitch Editing (as duas de Los Angeles). Real Tone foi desenvolvida pelos engenheiros do Google de Mountain View e mais especialistas em imagem externos.
O presidente do júri, Hugo Veiga, Global Chief Creative Officer da AKQA, disse que, ao analisarem os trabalhos, a questão era: qual é a parte mobile desta campanha? A resposta orientava as decisões mesmo diante de cases que já estavam descrevendo uma bela história na edição deste ano do Cannes Lions. “Valorizamos mais os features que tornavam a experiência melhor”, contou.
Por isso, “The Unfiltered History Tour”, projeto da Vice Media que foi desenvolvido com as agências Dentsu da Índia, que faturou dois GPs (de Brand Experience e de Radio), parou na Prata na categoria. Hugo revelou que, para ele, a ação poderia ganhar Ouro, mas, ao final, a decisão do júri não foi adiante. A justificativa dos jurados é que o craft não foi perfeito.
Na categoria, o Brasil conquistou um Ouro para "Burger Glitch", da David para Burger King. Sobre o case, Hugo comentou que a ideia foi poderosa na maneira como criou conexão com o público gamer por meio da app da marca. “Foi uma forma divertida e irreverente”.
Veja aqui os Leões do Brasil em mobile.
Confira a entrevista de Hugo Veiga no Papo com Jurados aqui.
A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.
Leia todas sobre Cannes aqui.