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Cannes Lions 2022

Brasil converte 3,6% dos trabalhos em Leões e zera em 9 áreas

24.06.22

O Brasil encerra o Cannes Lions com 70 Leões conquistados em meio a 1.930 peças inscritas. Com isso, 3,6% dos trabalhos participantes saíram com algum Leão do Festival. Das 29 categorias, nove não renderam prêmios ao Brasil.

A análise por categorias traz alguns insights interessantes sobre a relação entre inscrições feitas e prêmios conquistados. Categorias em que trabalhos tradicionais da publicidade brasileira têm ampla participação, ofereceram resultados abaixo da média de 3,6%.

A categoria com maior percentual de Leões em relação às inscrições foi Creative B2B, com 2 Leões entre 18 peças participantes, com 11,1% de taxa de sucesso. Pese-se o fato de que o número de peças é muito baixo e cada prêmio faz muita diferença.

Em seguida, todas com rendimento acima da média brasileira, vieram Entertainment Lions For Sports, que teve 6 Leões de 83, ou 7,2%, Creative Data (2 de 29, ou 6,9%), Glass (1 de 15, ou 6,6%), Direct (10 de 184, ou 5,5%), Mobile (3 de 56, ou 5,4%), Entertainment Lions for Music (2 de 37, ou 5,4%), Digital Craft (1 de 19, ou 5,3%), Social & Influencer (8 de 180, ou 4,5%), Entertainment (2 de 44, ou 4,5%), Creative Commerce (2 de 47, ou 4%).

Próximas à media, ficaram Print&Publishing (3 de 80, ou 3,7%), Health&Wellness (4 de 109, ou 3,7%), Brand Experience & Activation (5 de 142, ou 3,5%), Media (8 de 120, de 3,4%).

Categorias que “zeraram” ficam com 0%, mas, entre elas, vale destacar a decepção de acordo com o número de inscrições. PR foi a pior nesse caso, com 87 peças que, no entanto, não conseguiram Leões. Depois, Sustainable Development Goals (49), Film Craft (48), Creative Strategy (36), Creative Effectiveness (28), Titanium (21), Creative Business Transformation (17), Pharma (9) e Innovation (3).

Abaixo da média, ficaram Radio & Audio (com 2 de 66, ou 3%), Film (2 de 70, ou 2,9%), Design (2 de 72, ou 2,8%), Outdoor (4 de 154, ou 2,6%). Na última colocação entre as “não zeradas”, ficou Industry Craft (com 1 de 107, ou 0,94%). A categoria técnica premia direção de arte, ilustrações, fotografia, redação e tipografia.

Um dos problemas identificados por jurados brasileiros foram inscrições que fugiram da maneira brasileira de contar histórias, como apontou Luiz Sanches, CCO North America BBDO & Chairman/Partner AlmapBBDO. “Muitos dos cases acabaram tentando se adaptar a uma forma deles (estrangeiros) de contar a história, e isso acho que precisaremos rever para o ano que vem”, afirmou.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

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