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Com histórias inspiradoras, Samsung quer atingir geração Z
De olho na geração Z, a Samsung lança nesta terça-feira, 19, uma campanha digital e que traz como mote “Você nasceu para mudar”. Criada pela Leo Burnett Tailor Made junto com o time de marketing da companhia, a comunicação está centrada no ecossistema Galaxy e destaca três histórias inspiradoras, que atendem aos ideias dos jovens que pedem mais compromisso das marcas com projetos de impacto e que também envolvem o uso de tecnologia.
Para atingir esse público, a empresa investigou os valores mais caros para essas pessoas. E isso vem amparado por estudos e também por uma área nova, que envolve operações de vários países, o Future Gen Lab. Essa unidade é composta apenas por funcionários em torno dos 20 anos. Eles ajudam a nortear as decisões da marca em relação à geração Z.
Lúcia Bittar, diretora de marketing de mobile experience da Samsung Brasil, contou que dados de uma pesquisa global focada nesse jovens mostraram que 60% dos entrevistados querem deixar um impacto positivo para o mundo. Um dos movimentos da companhia, nesse sentido, está relacionado à sustentabilidade, com programas como o uso de material reciclado, caso de rede de pescas que foram abandonadas no mar devido ao desgaste de sua estrutura.
Outro campo em que a Samsung está investindo é a saúde. Para isso foram criados projetos com instituições como o Incor (com foco no monitoramento de pacientes com males cardíacos)e o hospital Albert Einstein (com a adoção de uma plataforma de informações para mudanças de hábitos), ambos em São Paulo.
Para a nova campanha, a ideia foi mostrar que todo mundo “nasceu para mudar”. A mensagem encontra respaldo na escolha de três histórias que podem inspirar transformações e fazer a diferença no mundo. Uma delas é a de Flakes Power (João Sampaio), gamer e streamer que tem mais de sete milhões de seguidores nas redes sociais. Ele foi integrado ao “team Galaxy” não apenas pelo seu alcance. Flakes criou uma empresa de eSports, a Hero Base, para apoiar novos streamers e pro players, facilitando a trajetória deles com base em sua própria experiência.
Outra história que integra a campanha é a de Patrícia Fonseca, a primeira triatleta brasileira transplantada de coração. Ela nasceu com um problema cardíaco grave que a impedia de fazer esforços físicos. Foi desenganada quando não tinha nem um mês de vida. Mas Patrícia sobreviveu. Aos 20 anos, médicos disseram que teria mais seis meses de vida. Novos medicamentos lhe aumentaram a perspectiva. E no dia em que completou 30 anos, recebeu a notícia de que tinham encontrado um coração para ela. Desde então, Patrícia vem “recuperando o tempo perdido”. Começou com a corrida e logo vieram o ciclismo e a natação.
Em 2017, a triatleta participou de uma Olimpíada de Transplantados. Patrícia confessou que chegou em último lugar, mas comemorou tanto que o público a aplaudiu como se fosse campeã.
A terceira história a fazer parte da nova comunicação da marca envolve duas mulheres: a DJ, cantora, compositora e pesquisadora de acessibilidade Amanda Mittz e a artista, poeta e performer Cathy Moreira. As duas amigas formaram o Libras Dance. Amanda tem visão monocular e Cathy é surda. A primeira cria canções e estabelece ritmos que causam vibrações em um colete especial usado por Cathy. Com isso, mesmo sem ouvir a música, ela consegue dançar e ainda cria uma performance tendo por base a letra da canção.
Cada um dos casos virou filme em que os integrantes interagem com tecnologias da Samsung. Flakes recorre a um Samsung Galaxy S22 Ultra 5G para obter uma performance melhor nos jogos e administrar sua empresa. Patrícia, que dirige uma ONG que incentiva a doação de órgãos, treina com um smartwatch Samsung Galaxy Watch4 para monitorar seus batimentos cardíacos, a qualidade do sono e a pressão sanguínea, entre outros recursos do dispositivo.
Amanda e Cathy, por sua vez, desenvolvem a Libras Dance com ajuda de um Galaxy Book Pro – onde a DJ executa as canções – um Galaxy Tab S7 Fe e um Galaxy S22+ 5G, que ficam conectados ao colete de Cathy via Bluetooth.
“A geração Z é extremamente ligada com responsabilidade social e ecológica. O mote da campanha se conecta com isso”, disse Lúcia. "Buscamos histórias que pudessem transmitir nossa missão". A comunicação também será exibida em TVs conectadas e terá um trabalho grande nas redes sociais. Foram criadas versões curtas das peças.
Veja os filmes abaixo.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: Leo Burnett Tailor Made
TÍTULO: Você nasceu para mudar
PRODUTO: Social
CAMPANHA: Você nasceu para mudar
ANUNCIANTE: Samsung
CCO: Marcelo Reis
VP DE CRIAÇÃO: Pedro Utzeri e Vinicius Stanzione
DIRETORA DE CRIAÇÃO: Alessandra Sadock
REDATOR: Giovani Baggio e Renato Ramalho
DIRETOR DE ARTE: Joao Cunico, Claudio Junior e Ricardo Buchner
CRIAÇÃO DIGITAL: Cassio Guiot, Thay Venturini, Yulia Syresenkova, Juliana Vilela, Pietro Paak, Roberta Naikelly, Theo Vaz e Paula Capobianco
DIRETOR DE CONTEÚDO: Wagner Ximenes
CONTEÚDO: Marina Maria e Gabriele Prieto
PRODUÇÃO DIGITAL: Pedro Rais
DIRETORA DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Maria Fernanda Moura
RTV: Thiago Campos e Bruna Alves
EDIÇÃO AGÊNCIA: Jack Lanoyee e Leonardo Bahia da Silva
ATENDIMENTO: Fabio Brito, Bruna Baldin, Fernanda Menge, Carolina Younis, Samia Derbas, Bianca Urzedo, Julia Reis, Mayra Assunção e Leticia Dias
MÍDIA: Heloisa Goldman, Adeildo de Souza, Thais Miranda, Paulo Pereira, Raquel Assunção, Tainá Poletti, Mayara Silva, Angelica Coelho e Aldry Cantolino
PLANEJAMENTO: Tiago Lara, Murilo Fedele, Joana Dambros, Victor Barros, Najara Bartolo, Jessica Locatelli e Maíra Almeida
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Jef Martins, Nathalie Ursini, Leandro Bernardino e Mar Facciolla.
APROVAÇÃO DO CLIENTE: Mario Sousa, Lucia Azevedo Bittar, Sabrina Compatangelo, Thais Carbonell, Elaine Belem e Daniela Lima.
PRODUTORA DE FILME: Santa Transmedia
DIRETOR DE CENA: Lucas Fazzio
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Akira Vecchi e Cris Conceição
DIRETORA DE ARTE: Lauren Ferreira e Fernanda Martins
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Juliana Nntich e Juliana Maldonado
DIREÇÃO EXECUTIVA: Renata Munaretto
ATENDIMENTO: Fernanda Castro e Andressa Cardoso
COORDENADORA DE PRODUÇÃO: Elisa Mello e Jonas Matos
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Guilherme Valiengo e Guilherme Bolo
COORDENADOR DE PÓS PRODUÇÃO: Ale Campos e Keila Borges
MONTADOR: Sérgio Diniz e Ariel Serrão
FINALIZAÇÃO: Liquor Post
FINALIZADOR: Larissa Lima e Mell Helade
COLOR: Joshua Borril e Ariel Serrão
FOTOGRAFIA: Pola Fotografia
FOTÓGRAFOS: Alex Takaki, Lucas Tintori e Rodrigo Westphal
ASSISTENTES: Fabricio Marconi, Marcos Costa e Vitor Rocha
PRODUTORA DE SOM: A9
DIREÇÃO MUSICAL: Apollo Nove
PRODUÇÃO MUSICAL: Douglas Couto
ATENDIMENTO: Nicole Bonani
COORDENAÇÃO: Paloma Sol
LOCUÇÃO NACIONAL: Bernardo Goys
PRODUTORA DIGITAL: Prodigious
DATA 1ª VEICULAÇÃO: 19/07/2022