Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Anomaly pede desculpas por pôster antigo da Diesel
A Anomaly pediu desculpas por uma peça publicitária da Diesel, criada há 12 anos, e que recentemente ressurgiu em uma estação de metrô de Nova York e foi criticada nas mídias sociais por sua representação racista dos indígenas nativos norte-americanos.
O pôster integra a campanha “Be Stupid”, de 2010, criada pela Anomaly de Nova York. A peça, que ganhou GP de Outdoor em Cannes, reapareceu devido a um vídeo do TikTok da usuária @witchytwitchytv, publicado no último dia 8 (assista aqui).
O conteúdo é uma reação à peça da Diesel e mostra o pôster, que traz um homem branco usando o que parece ser um tradicional cocar nativo americano, segurando um arco e flecha, com uma nave espacial em segundo plano. A assinatura da campanha diz: “Be Stupid”.
“Sei que é difícil para algumas pessoas tratar os nativos com dignidade e respeito básicos, mas isso realmente vai além”, diz a criadora do vídeo no TikTok. Ela também acessa o site da Diesel, onde não encontra informações sobre a campanha, mas mostra o código de ética da marca. “Fala muito sobre respeitar pessoas de diferentes culturas e origens".
Na área de comentários do vídeo, muitos internautas criticaram a Diesel e exigiram uma explicação ou um pedido de desculpas.
Uma semana após a postagem no TikTok, a organização de notícias sem fins lucrativos Indian Country Today divulgou um comunicado da entidade Ikiya Collective, exigindo que a Diesel "derrube a campanha racista e preconceituosa 'Be Stupid'”.
O pedido de desculpas da Anomaly (leia na íntegra na imagem acima) foi postado no Instagram da agência nesta terça-feira (19): "Um anúncio criado em 2010 pela Anomaly foi desenterrado durante a construção em uma estação de metrô de Nova York. É ofensivo e insensível, especialmente para as comunidades nativas americanas e indígenas. Pedimos desculpas pelos danos causados pelo nosso trabalho".
Um porta-voz da Anomaly explicou ao AdAge que, depois que a agência descobriu, em 12 de julho, que a peça havia reaparecido, o grupo de mídia que originalmente programou o pôster trabalhou com a Metropolitan Transit Authority de Nova York para removê-lo no dia seguinte. O espaço onde o anúncio ficava estava coberto por vending machines e ficou exposto depois que as máquinas foram tiradas do local para a realização de uma construção na estação de metrô.
O AdAge procurou a Diesel, que não se manifestou até o momento.
A campanha "Be Stupid", que contou com outdoors, peças para mídia impressa e digital, originalmente pretendia retratar a palavra "estúpido" como algo positivo, "reimaginando-a como um rótulo para 'atos ousados'".
A comunicação atraiu alguma atenção negativa na época, mas por outro motivo. Um anúncio foi banido no Reino Unido pela Advertising Standards Authority por "encorajar o comportamento antissocial” (leia aqui). Consumidores reclamaram de uma peça que trazia uma mulher apontando sua câmera para dentro de seu biquíni e outra que também mostrava uma mulher, mas exibindo seus seios em uma câmera de circuito fechado de TV.
Atualmente, a Diesel é atendida pela Publicis Itália.
As informações são do AdAge.