arrow_backVoltar

Climate change. It’s already here

Campanha acusa Mercedes-Benz de praticar 'greenwashing'

17.08.22

Uma campanha da Mercedes-Benz que justapôs o símbolo da montadora a imagens da natureza para promover sua linha de carros elétricos, foi "sequestrada" pela plataforma de sustentabilidade WhereFrom. A montadora foi acusada de praticar "greenwashing".

Os pôsteres originais da marca de carros mostravam sua marca estampada em close-ups, destacando a beleza da natureza: veias em folhas, abelhas ao redor do favo de mel ou em uma rosa, por exemplo.

As peças foram veiculadas meses depois que a empresa controladora da Mercedes, a Daimler, foi processada por alegações de que a companhia não teria ajustado seus objetivos de redução das emissões de dióxido de carbono.

A campanha foi inicialmente veiculada no México para marcar o Dia da Terra. Na semana passada, uma nova versão das peças, creditada a Leo Burnett Colômbia, foi compartilhada em veículos publicitários, com a legenda em inglês: "'Nature or Nothing'—the New Electric Vehicle Generation—it's already here".

Agora, a Wherefrom - uma plataforma de revisão que permite que os consumidores classifiquem produtos com base em seu impacto ambiental - emitiu sua própria refutação criativa ao trabalho, invertendo os pôsteres para mostrar o que alega ser uma "representação mais realista" da contribuição da Mercedes para as mudanças climáticas.

Em vez da beleza da natureza, “Nothing or Nature” da Wherefrom usa imagens como de seca, inundação, incêndios florestais. O texto completa: “Climate change. It’s already here.

A nova versão da campanha foi criada pela agência 10 Days, de Londres.

A crítica ocorre quando a Daimler e a concorrente BMW enfrentam uma ação legal de grupos climáticos na Alemanha sobre o impacto negativo dos fabricantes no planeta. Em setembro de 2021, a Deutsche Umwelthilfe enviou uma lista de demandas a ambas empresas, incluindo um compromisso legal de acabar com a produção de carros a gasolina e diesel até 2030.

Com Adweek.

Climate change. It’s already here

/