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No 1º semestre de 2022

Crescimento de 12,5% em compra de mídia, segundo Cenp-Meios

02.09.22

Os investimentos em compra de mídia no Brasil cresceram para R$ 8,3 bilhões no primeiro semestre de 2022, um incremento de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2021, quando o montante foi de R$ 7,3 bi.

Os dados foram revelados pelo Cenp-Meios, levantamento realizado pelo Cenp (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário), com 309 agências de publicidade.

Apesar de manter a liderança no market share, a participação da TV aberta que era de 52,9% no primeiro semestre de 2021 caiu para 46,1% nos seis primeiros meses desse ano. No primeiro trimestre, a participação do meio já estava em queda, com 50%.

O share da mídia internet, por outro lado, continua em movimento de ascensão: passou de 28,1% nos primeiro semestre do ano passado para 31% entre janeiro e junho de 2022. No primeiro trimestre, a participação do meio no total foi de 27,6%.

Outra mídia que teve aumento de participação no primeiro semestre foi a out of home, que passou de 7,5% nos primeiros meses de 2021 para 10,7% no semestre inicial de 2022. No primeiro trimestre, o OOH já havia conquistado um share de 10,3%.

Veja acima os quadros com os investimentos de mídia no primeiro semestre de 2022 e os comparativos com os primeiros seis meses de 2021.

No ano passado houve um crescimento de 38,73% em investimentos em compra de mídia no Brasil, em comparação com 2020 (leia aqui).

"Os dados consolidados de 2021 já indicavam uma forte recuperação em relação ao pior ano da pandemia, 2020. Isso sinaliza uma boa perspectiva para o mercado, já que o segundo semestre conta com um calendário relevante para as marcas, que inclui Copa do Mundo e datas comemorativas como Black Friday, Cyber Monday e Natal", avalia Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, que também destaca o aumento do número de agências aferidas pelo Cenp-Meios: de 298 no final do ano passado, para 309, no primeiro semestre deste ano.

Leia sobre os investimentos em compra de mídia no primeiro trimestre de 2022aqui.

No 1º semestre de 2022

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