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Monumentos à Educação

Unicef: estátuas de alunos somem e reaparecem nas ruas

15.09.22

Com a proximidade das eleições nacionais e com o objetivo de chamar a atenção para a urgência de priorizar a educação no momento do voto, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) instalou monumentos nas cidades de São Paulo, Belém e Salvador.

Criada pela Artplan, a ação, que é uma crítica à evasão escolar, foi dividida em três etapas. A primeira, foi a entrega dos monumentos - no Parque do Ibirapuera (São Paulo), Parque da República (Belém) e Largo do Campo Grande (Salvador) - com esculturas em tamanho natural retratando uma sala de aula com uma professora e sete alunos.

Na segunda fase, nesta terça-feira (13), as esculturas que representam as crianças sumiram, de modo que as salas de aula ficaram vazias, somente com a professora.

Agora, nesta quinta-feira (15), as estátuas reapareceram nas ruas do entorno, representando crianças em situação de vulnerabilidade.

As esculturas agora aparecem como se estivessem vendendo balas, pegando latinha, segurando um bebê, em cadeira de rodas, pedindo esmola, como forma de evidenciar as situações que o Unicef identificou como as principais causas da evasão escolar. Espie o filme, abaixo.

Durante a iniciativa, Thaynara OG, Lázaro Ramos e Renato Aragão, os embaixadores do Unicef, e Luciano Huck, conselheiro do Fundo, além de "influenciadores" como a professora Jessilane e a cantora Iza, postaram sobre a ação em suas redes sociais.

O Unicef também lança, nesta quinta-feira (15), a pesquisa “Educação em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo IPEC.

"O país está diante de uma crise urgente na área da educação. Há, pelo menos cerca de 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Por isso, o Unicef vem a público fazer esse alerta e conclamar eleitoras e eleitores a votar pela educação”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de educação do Unicef no Brasil.

"Por meio desta iniciativa, buscamos sensibilizar a população para a relevância de não aceitar nenhuma criança ou adolescente fora da escola e para a importância de entendermos a fundo os motivos de tanta evasão", comenta Duda Moncalvo, diretor-geral da Artplan em Brasília.

Ficha Técnica:

Agência: Artplan Comunicação

Cliente: UNICEF

Campanha: #votepelaeducação

Aprovação no Cliente: Michael Klaus, Camilo Leon e Elisa Reis.

Diretor Geral: Duda Moncalvo

Diretor de Criação: Gustavo Tirre

Redator: Thiago Diniz

Diretor de Arte: Gustavo Viana

Conteúdo e Engajamento: Nara Grillo

Diretora de Atendimento: Cacá Malta

Equipe de Atendimento: Clara Bianchi, Renata Vinagre, Gabriel Moura e Felipe Martins

Diretor de Planejamento: Fernando Torres

Equipe de Planejamento: Lucas Garbulha e Ana Quintiliano

Diretora de Mídia: Maira Orempuller

Equipe de Mídia: Thayse Arruda, Viviane Amaral, Filipe Braga, Fellipe Freitas e Iago Joston

Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin

Equipe de BI: Larissa Alves

Diretor de Produção: Daniel Oda

Produção e RTV: Fernanda Mesquita, Bruno Werner, Rafael Toscano, Amanda Sampaio e Julia Maia

Produtora de Vídeo:  Madre Mia

Diretor do Filme: Kiko Lomba

Produtora de Áudio: Lira

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