arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Eu fui à palestra da Joana no HackTown 2022

20.09.22

Parei de ir aos festivais de criatividade para publicitários um tempo antes da pandemia. Mas, depois de tudo que passamos, que vontade de conectar, rever, ouvir e falar com amigos criativos nesse ambiente de festival. E Santa Rita do Sapucaí pareceu um bom lugar para retornar.

Desse novo mundo recente, um sentimento que tenho experimentado é sobre ser mais simples. Mais humano, mais resiliente, mais sustentável, mais satisfeito com o entorno e até com a hospedagem de estrelas suficientes - porque o HackTown bomba a cidadezinha e, se dormir no ponto para fazer reserva, vai dormir onde der mesmo.

Já pensou em como uma cidade como Santa Rita do Sapucaí conseguiu se tornar a potência tecnológica que é? A resposta você pode pesquisar, mas a natureza do sucesso tem um lance: numa semente cabe uma floresta só que, até lá, tem que plantar, cuidar e proteger. São as pessoas que fazem acontecer, mas a motivação para construir algo que permanece e expande para um senso de comunidade é um movimento importante para mim.

Além dos reconhecimentos que são importantes, há uns anos resolvi reunir amigos para um novo negócio de comunicação, descentralizado, com olhar para territórios menos explorados e suas comunidades pouco representadas. A Nomads360 ainda não é nada demais, mas piramos na potência do interior do Brasil. Interior também é centro do mundo e, se Sinhá Moreira foi uma semente para o “Vale da Eletrônica” nos anos 50, que semente podemos ser para o nosso entorno, com nossas visões e talentos, a partir das nossas motivações interiores?

Já estamos espalhados pelo interior de São Paulo, sentimos degraus naturais da tendência mundial, formação, informação e recursos. Mas, se até a palestra da Joana Mendes (presidente do Clube de Criação), na última sexta-feira (16) no HackTown, foi um pouco limitada por problemas técnicos - cabos e equipamentos que não rodaram perfeitamente a apresentação - lidamos com esses desafios territoriais como simples problemas técnicos que superamos com sonhos, mais motivação, valorização das pessoas e sementes nas mãos.

PIB a gente tem! O PIB do interior do Brasil cresceu uma média de 95%, enquanto nas regiões metropolitanas cresceu 65% - dados do IBGE entre 2010 e 2018. Temos também um monte de gente talentosa que já percebeu isso e está semeando esse desenvolvimento, fomentando criatividade e comunicação para empresas e pessoas desses lugares.

É hora dos que fazem o trabalho. Dos negócios sustentáveis, das empresas ágeis. Se ninguém gosta de propaganda a não ser a gente que faz, o que estamos fazendo aqui? A publicidade que tira suspiro nunca perderá vez, mas no meu ponto renasce olhando para o horizonte, além dos prédios, com comunicação mais real, humana, compartilhada, sensível e inclusiva.

Trago do HackTown que, depois de tudo que passamos nos últimos anos, inovar é voltar para o básico. Inovar é se relacionar. Inovar é buscar o brilho nos olhos. Dar lugar a novos olhares. Inovar é também olhar para o interior. E o que nós, como mercado publicitário, podemos evoluir com isso?

Está chegando a 10ª edição do Festival do Clube de Criação. O degrau do pódio é bacana, mas espero ver várias sementes lançadas e amigos dispostos a cultivar essas pautas importantes que nos ajudarão a subir mais um nível como indústria, mercado e profissionais. Vamos trazer todos os tipos de representatividade. Vamos olhar para o interior. Vamos pensar coletivamente. Vamos para o Memorial da América Latina dias 22 e 23 de outubro!

Eddie Silva, mão na massa e pé na estrada na Nomads360

Leia anterior de O Espaço é Seu, "Transformando a inquietação em potência criativa", por Kathlyn Giaccomini, aqui.

O Espaço é Seu

/