Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
BB em campanha pelo Dia Nacional dos Surdos
Para marcar o Dia Nacional dos Surdos, comemorado na próxima segunda-feira (26), e a Semana Internacional dos Surdos (entre os dias 20 e 26/9), o Banco do Brasil apresenta a campanha "Somos 10 milhões", criada pela Lew'Lara\TBWA.
O comercial, que chega à telinha nesta quarta-feira (21), é composto 100% por pessoas surdas e destaca que, assim como todo mundo, elas possuem um filme favorito, trabalham, ganham dinheiro e precisam de um banco.
"É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e a nova campanha do BB os traz como protagonistas que são", afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil. "E é pensando nisso que o BB aproveita este importante período de celebrações das conquistas da comunidade de pessoas surdas, para comunicar seu amplo atendimento em libras como forma de estar sempre próximo e relevante para os clientes em todos os momentos de suas vidas", completa a executiva.
O esforço teve consultoria e orientação técnica da entidade Turma do Jiló, um ecossistema de ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiência e cocriação com os atores surdos. Os bailarinos que participam do comercial também são surdos ou possuem alguma deficiência auditiva.
"Esse projeto do Banco do Brasil promove um serviço pioneiro que a gente comunica de uma forma inovadora, artística, fazendo uma relação delicada da dança com a língua de sinais. E que mostra a força e importância dessas pessoas em nossa sociedade ao mesmo tempo em que as incluímos ainda mais na nossa indústria”, ressalta Rodrigo Tortima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.
Segundo a agência, a escolha do elenco buscou representar a diversidade de pessoas surdas que se comunicam por Libras e oralizados; que usam implante coclear, aparelho auditivo ou fazem leitura labial - e também demonstrar a interseccionalidade etária, estética, de gênero, raças e etnias.
O comercial também será exibido nos cinemas e nas redes sociais do BB - onde foram alterados os avatares em seus perfis, de modo temporário, chamando a atenção para a causa. A marca foi substituída pelo sinal de Libras que significa "Banco do Brasil".
Ficha Técnica:
Título: Somos 10 milhões
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Atendimento em Libras
CEO: Marcia Esteves
CCO: André Gola
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Arte: Natália Calvoso
Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello
Managing Director: Duda Guedes
Negócios: Daniela Rios e Janaina Bourguignon
CSO: Raquel Messias
Estratégia: Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo
CMDO: Vicente Varela
Mídia: Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral, Barbara Souza.
BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David
Projetos: César Matias e Ana Gaudêncio
Consultoria e orientação técnica em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló
Carolina Videira, Leonora Novaes, Laura Bruscagin, Marinalva Cruz e Talita Messias
Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy
Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho
Produtora de Filme: Boiler Filmes
Direção: Liv Stacciarini
Direção de Fotografia: Gabril Bianchini
Direção (2ª unidade): Nico Matteis
Direção de Fotografia (2ª unidade): Nico Mateis
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Direção de Arte: Jaque Ramieli
Produção de Arte: Livia Blues
Atendimento: Larissa Perrotta, Jess Thomaz e Ana Ocampos
Coordenação de Produção: Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira
Assistência de Direção: Bruno Galvão, Marcelo Selingardi e Larissa Andrade
Figurino: Giovana Moretto
Make: Roger Ferrari
Produção: Guilherme Valiengo e Lucas Gregório Branco
Cenografia: Gabb Cabo Verde
Montagem: Nico Matteis
Coordenação de Pós-Produção: Ricardo Quintela
Finalização: Rafael Barão e João Brusk
Pós-Produção: FLOW EFFECTS
Color Granding: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satelite Audio.
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin.
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Lucas Carvalho.
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Ian Sierra, Arthur Dossa, Renan Marques.
Assistente de Finalização: Alexandre Avicena.
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira, Bruna Isidore e João Piccoli.
Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis K. Figueiredo, Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira, Camila Caldeira.