arrow_backVoltar

Pré-Estreia

BB em campanha pelo Dia Nacional dos Surdos

21.09.22

Para marcar o Dia Nacional dos Surdos, comemorado na próxima segunda-feira (26), e a Semana Internacional dos Surdos (entre os dias 20 e 26/9), o Banco do Brasil apresenta a campanha "Somos 10 milhões", criada pela Lew'Lara\TBWA.

O comercial, que chega à telinha nesta quarta-feira (21), é composto 100% por pessoas surdas e destaca que, assim como todo mundo, elas possuem um filme favorito, trabalham, ganham dinheiro e precisam de um banco.

"É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e a nova campanha do BB os traz como protagonistas que são", afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil. "E é pensando nisso que o BB aproveita este importante período de celebrações das conquistas da comunidade de pessoas surdas, para comunicar seu amplo atendimento em libras como forma de estar sempre próximo e relevante para os clientes em todos os momentos de suas vidas", completa a executiva.

O esforço teve consultoria e orientação técnica da entidade Turma do Jiló, um ecossistema de ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiência e cocriação com os atores surdos. Os bailarinos que participam do comercial também são surdos ou possuem alguma deficiência auditiva.

"Esse projeto do Banco do Brasil promove um serviço pioneiro que a gente comunica de uma forma inovadora, artística, fazendo uma relação delicada da dança com a língua de sinais. E que mostra a força e importância dessas pessoas em nossa sociedade ao mesmo tempo em que as incluímos ainda mais na nossa indústria”, ressalta Rodrigo Tortima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.

Segundo a agência, a escolha do elenco buscou representar a diversidade de pessoas surdas que se comunicam por Libras e oralizados; que usam implante coclear, aparelho auditivo ou fazem leitura labial - e também demonstrar a interseccionalidade etária, estética, de gênero, raças e etnias.

O comercial também será exibido nos cinemas e nas redes sociais do BB - onde foram alterados os avatares em seus perfis, de modo temporário, chamando a atenção para a causa. A marca foi substituída pelo sinal de Libras que significa "Banco do Brasil".

Ficha Técnica:

Título: Somos 10 milhões

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Banco do Brasil

Produto: Atendimento em Libras

CEO: Marcia Esteves

CCO: André Gola

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima

Direção de Criação: Rodrigo Tortima

Direção de Arte: Natália Calvoso

Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello

Managing Director: Duda Guedes

Negócios: Daniela Rios e Janaina Bourguignon

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo

CMDO: Vicente Varela

Mídia: Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral, Barbara Souza.

BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski

CCOO: Elise Passamani

Operações: Fran David

Projetos: César Matias e Ana Gaudêncio

Consultoria e orientação técnica em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló

Carolina Videira, Leonora Novaes, Laura Bruscagin, Marinalva Cruz e Talita Messias

Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy

Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho

Produtora de Filme: Boiler Filmes

Direção: Liv Stacciarini

Direção de Fotografia: Gabril Bianchini

Direção (2ª unidade): Nico Matteis

Direção de Fotografia (2ª unidade): Nico Mateis

Produção Executiva: Juliana Martellotta

Direção de Arte: Jaque Ramieli

Produção de Arte: Livia Blues

Atendimento: Larissa Perrotta, Jess Thomaz e Ana Ocampos

Coordenação de Produção: Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira

Assistência de Direção: Bruno Galvão, Marcelo Selingardi e Larissa Andrade

Figurino: Giovana Moretto

Make: Roger Ferrari

Produção: Guilherme Valiengo e Lucas Gregório Branco

Cenografia: Gabb Cabo Verde

Montagem: Nico Matteis

Coordenação de Pós-Produção: Ricardo Quintela

Finalização: Rafael Barão e João Brusk

Pós-Produção: FLOW EFFECTS

Color Granding: Acauan Pastore

Produtora de Som: Satelite Audio.

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin.

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Lucas Carvalho.

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Ian Sierra, Arthur Dossa, Renan Marques.

Assistente de Finalização: Alexandre Avicena.

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira, Bruna Isidore e João Piccoli.

Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis K. Figueiredo, Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira, Camila Caldeira.

Pré-Estreia

/