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Ogilvy cria 'lojas' feitas para não se levar nada para casa
Como parte do movimento "Saúde Não se Pesa", a farmacêutica Novo Nordisk apresenta a ação "Não Me Leve", criada pela Ogilvy Brasil.
Com o objetivo de alertar o público sobre o acolhimento das pessoas com obesidade, a iniciativa pretende evidenciar como frases e ações podem ter um impacto negativo e atrasar a busca por tratamento com um profissional de saúde.
Cerca de 72% de indivíduos com obesidade afirmam já ter sofrido constrangimento dentro de casa por conta do peso, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM).
A partir desse dado, a Ogilvy analisou mais de 200 mil conversas nas redes sociais para apurar quais as frases equivocadas mais ditas por familiares para pessoas com obesidade: “Você é tão bonita de rosto”, “Não emagrece porque não quer”, “Você não é gordo, é fofinho” e “Você fica tão mais bonita magra”.
A partir dessa informação, foram montadas lojas no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e no Morumbi Shopping, em São Paulo, com “presentes” que não deveriam ser levados para casa: bichinhos de crochê (amigurumis) com as mensagens obtidas via social listening.
Além das frases preconceituosas, os produtos traziam uma explicação: "Essa frase incomodou você? Imagine o efeito que ela causa em quem ouve isso todos os dias de quem mais ama. Setenta e dois por cento das pessoas com obesidade ouvem essas frases dentro de casa, e isso só contribui para reforçar o estigma contra a doença, que não deveria existir. Se você não daria um presente com essa frase para quem ama, por que insiste em continuar dizendo isso como se fosse uma forma de carinho? Não leve essa mensagem para casa, porque o único padrão que importa é o padrão da saúde."
Espie abaixo o vídeo que apresenta a ação.
Com a participação dos atores e "influenciadores" André Marques, Babu Santana, Karol Lannes, Luana Xavier, Leandro Hassum, Matheus Granado e Solange Couto, também foram iniciadas conversas no Instagram e no Twitter, sobre frases cheias de estigmas sobre a obesidade, mas "disfarçadas" de carinho.
Ficha Técnica:
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Não Me Leve
Cliente: Novo Nordisk
CCO: Sergio Mugnaini
Diretor de Criação Executivo: Samir Mesquita
Diretores de Criação: Paulo Salles e Ricardo Sciammarella
Diretores Executivos de Criação: Mathias Almeida e Teco Cipriano
Diretor de Arte: Guilherme Pinho
Redação: Wagner Montanher
Strategist Leader: Gabriel Nogueira
Content Strategist: Felipe Casas
Community Manager: Vinicius Rulo
Social Conector: Dandara Lima
Diretora de Criação: Ludmila Maia
Redator: Matheus Hoffmann
Liquids Designer: Vinicius Montes e Gabriel Pereira
Diretora de Atendimento/Operações: Denise Caruso
Diretora de Conta: Priscilla Gonçalves
Atendimento: Priscilla Gonçalves e Jeniffer Leana
Chief Strategy Officer: Thais Frazão
Diretor de Planejamento: Roberto Vianello
Supervisor de Planejamento: Fábio Rio
Head de produção: Juliana Henriques
Produtora de RTV: Marbo Mendonça
Diretor Geral de Mídia: Thiago Ferraz
Diretora de Mídia: Silvia Tajiki
Gerente de Mídia: Lucas Fanti
Analista de Mídia: Wagner Lima
Assistente de Mídia: Pietra Fernanda
Chief Data Officer: Viviane Sbrana
Gerente Data Research & Insights: Michelle Lins
Especialista Research & Insights: Marina Monteiro
Produtora: Rising
Direção: Talita Menezes
Assistente de Direção: Luiza Bacceli
Atendimento: Nicoli Azevedo e Laura Rocha
Produção Executiva: Renata Munaretto
Coordenação de Produção: Karoline Brito
Produção: Lucas Branco
Assistente de Produção: Steffani Marques
Direção de Fotografia: Dariely Belke
Direção de arte: Jamaica Santarém Prates
Som direto: Julio Cezar de Paula
Edição: Matheus Batista
Color Grading: Felipe Tolotti
Áudio:
Produtor musical: Marco Nannini
Atendimento: Bruno Antunes
Produtora de áudio: Arcade Audio
Locutor: Bruno Rochel
Locutora: Wanessa Morgado
Aprovação Cliente: Eliene Costa e Stella Fumagalli
Pr: Raphaela Brito