Festival do Clube de Criação 2022

Pablo del Campo: a coragem e irreverência de um argentino

06.10.22

Quem conhece a fundo a publicidade latino-americana para além das fronteiras brasileiras, sabe que Pablo del Campo e seu trabalho representam a melhor definição para o que os argentinos fazem de melhor em publicidade. O publicitário fundador da Del Campo Saatchi & Saatchi, hoje dono da Del Campo Global, uma incubadora de ideias, é uma das grandes atrações do Festival do Clube de Criação, e vai dividir sua visão de futuro para o mercado em uma entrevista conduzida por Joana Mendes, presidente do Clube, no sábado 22, às 17h, sob o tema “El handicap de la publicidad”.

A irreverência é uma das características típicas dos argentinos e sua publicidade. Basta lembrar um dos cases de maior sucesso de Campos, “Teletransporter”, para a cerveja Andes. A campanha tornou a cervejaria de Mendoza internacionalmente conhecida, ao menos no circuito dos grandes festivais de criatividade. A ação ocorreu em um bar, onde uma cabine à prova de som ofereceu o ambiente ideal para as pessoas que amam ir tomar uma cerveja e se divertir com amigos, mas que precisavam de uma boa desculpa para estar lá - sons como o de trânsito os ajudavam nessa missão.

Com uma pitada de diversão, mas um caldo gigante de coragem, os argentinos como del Campo conseguiram, nas últimas décadas, construir uma reputação criativa global, se envolvendo em projetos de grande escala. Del Campo também está por trás do case “Battle of the Surfaces”, um grande evento transmitido para 200 milhões de pessoas que colocou frente à frente Roger Federer e Rafael Nadal, mas com uma peculiaridade: metade da quadra era de grama, a favorita do suíço, e a outra, de saibro, o habitat do espanhol (embora ambos sejam grandes vencedores em torneios de todos os tipos de solo).

Ele também criou e adaptou musicais e shows como “Casi Normales”, versão espanhola de “Next to Normal”, sucesso na Broadway e reproduzido em um formato 360º imersivo (leia mais aqui).

Del Campo chega ao Festival do Clube com a sua crença nas “ideias maiores que publicidade”, que permeou sua carreira de mais de duas décadas. De redator da Casares Grey, se tornou Executive Creative Director da Young & Rubicam e da Lautrec Nazca S&S, antes de começar a operação da sua Del Campo Saatchi & Saatchi.

Uma das vertentes da carreira de Del Campo, demonstrado com projetos como “Teletransporter”, foi entender o papel da criatividade e dos reconhecimento pelos festivais como impulsionador de carreiras e projetos. Tanto que ele é o argentino mais premiado na história da publicidade e a Del Campo S&S se tornou “International Agency of the Year” pelo Advertising Age. Em Cannes, conquistou Leões para clientes de peso como P&G, Coca-Cola, PlayStation, InBev e Mondelèz, bem como BGH, Andes e o zoológico de Buenos Aires.

Empreendedor no mundo das ideias e da comunicação, ele fez de publicidade a entretenimento e branded content em sua carreira. Também é autor do livro “The Blank Page Drama”, onde fala muito sobre seu processo criativo. Mas quem for ao Festival, certamente vai aprender muito sobre como pensa Pablo Del Campo.

Felipe Turlão

Confira a programação completa aqui.

10º Festival do Clube de Criação

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Barry Company, Broders, Grupo de Atendimento e Negócios, Modernista, Mugshot, MyMama, Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Uol, WMcCann e Zohar.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda